domingo, 6 de março de 2011

Volkswagen 1970 Azul

Pouco me lembro deste carro, sei que era o carro da minha mãe, quando nasci em 1971. Esse carro tem uma origem bem interessante, pois foi ganho em um sorteio na copa de 70. Um certo dia passou na porta da tecelagem do meu avô um vendedor de rifas do Santos Futebol Clube.

Preciso contar um pouco que meu avô era torcedor fanático do Santos, não sei o motivo e nunca cheguei a conversar com ele sobre isso. Sei que ele era até sócio torcedor, pois encontrei várias carteiras de sócio nas coisas pessoais dele. Conta a minha mãe que ele escolheu um número bem chamativo, cheio de zeros. E ganhou! Como era um sujeito discreto, mandou o motorista dele no lugar para receber o prêmio.

Esse carro substituiu um Fusca 64, que minha mãe ganhou zero km. Tal carro ficou em Dourado até meados dos anos 90. Eu quis comprar, mas estava tão ruim e eu era tão duro que desisti, e me arrependo muito até hoje de não te-lo feito. Eu acho que essas histórias e recordações não têm preço, e ficam muito bem armazenadas no carro. Este VW foi reformado, descaracterizado, e sumiu.

Voltando ao VW 70, esse carro me levou durante um bom tempo à escola. Nesta época eu não tinha noção alguma e nem reparava nisso. Tive uma infância muito boa, o VW era mais um entre diversos carros que tínhamos em casa. E era o que eu menos gostava, não sei o motivo.

Lembro que este carro passou para as mãos do meu pai e depois foi vendido em Dourado mesmo. Lembro na minha infância de ter visto este carro, pois meu pai comentava que havia sido nosso.


Fundos da tecelagem. Eu e minha mãe!
Eu, feliz da vida, dentro do besouro!

Depois de um certo tempo o carro foi vendido para outra cidade e desapareceu, nunca mais soubemos nada sobre ele. Mas ficou marcado como um dos primeiros carros da minha infância e como o carro ganho no sorteio do Santos Futebol Clube !

Nunca mais tivemos outro Fusca! Quando este carro foi vendido, em 1975, minha mãe ganhou do meu avô uma Alfa 2300 zero, azul marinho com interior caramelo. Para dizer que não tivemos outro, meu pai teve um 1980 azul marinho com interior azul, carro que ele acompanhou a fabricação quando trabalhava como engenheiro na planta de São Bernardo do Campo. E atualmente eu possuo um VW 1500 73. Contarei nas futuras postagens um pouco sobre cada um deles.

Essa época foi, sem sombra de dúvidas, muito boa! Sem ser saudosista, pois temos que viver bem o presente, mas lembro com muito orgulho deste tempo maravilhoso! Meus avós, a fábrica, Dourado (minha cidade natal), muita coisa boa! Sou muito feliz hoje, casado com uma mulher fantástica e tenho filhos lindos. Desejo para eles o mesmo que eu tenho... Boas lembranças da infância! Isso me motiva também a escrever para eles, contando um pouco das histórias da minha infância, marcadas pelos carros.



abraços!

Vital

Um comentário:

  1. Vital,


    Aqui em casa também tivemos um "besouro", era um Sedan 1200 ano 1965, azul-atlântico, que meu pai comprou como primeiro carro pra minha mãe em 1980...Esse Fusca nos levou à escola também, e foi trocado em 1984 por um lindo VW 1600 ano 1980, branco paina e com motor e rodas de Brasilia originais (muito raro até hoje), esse sim era bom de rodar, rsrsrs !!
    Mas minha mãe não gostou muito, dizia que era muito "valente"(e eu com 14 anos na época adorava...), meu pai decidiu depois de um ano trocá-lo por um Chevette L 1979 bege itapema, muito novinho, de um amigo nosso...Aí sim a mamma adorou o carrinho, e ficou um bom tempo com ele.
    Lembranças, lembranças...

    ResponderExcluir