quinta-feira, 17 de março de 2011

Minha Coleção de carros.

Ou melhor, de carrinhos.

Desde criança gostei de colecionar carrinhos. Lembro de muitos Matchbox, nos bons tempos que eram feitos na Inglaterra. Não eram como estes de 5 Reais que temos hoje. Havia detalhes, portas que abriam, sirenes animadas, acabamento interno. Enfim, outra qualidade. E provavelmente outro preço. Nunca comprei, ganhava dos meus pais e avós. Claro que eu colecionava e também destruía. Faz parte.

Quando comecei a trabalhar, o dólar estava baixo, os camelôs do centro vendiam belas miniaturas na escala 1:18 por 20 Reais. Isso em 1997. Comprei uma, outra. quando gosto de um assunto, vou nos detalhes. Pesquiso, fico entendendo a história. E assim comecei a colecionar carros clássicos americanos e carros de corrida. Principalmente as de longa duração, como Le Mans. Comecei a colecionar, pesquisar, refinar a coleção, e quando menos esperava, já tinha mais de 200 carros. Ainda solteiro, tudo guardado em caixas, não pretendia levar a coleção para o apartamento, pois ocuparia espaço demais. Quando vendi meu Monza para pagar uma parte dos armários, pedi para o marceneiro bolar uma estante para meus carros.









Já faz um bom tempo que não compro carrinhos. eles ficaram com o preço proibitivo, devido à tarifa de importação. Durante muito tempo pensei em vender tudo, mas tive dois filhos que gostam da coleção. Aliás, eles já tem seu próprio junk yard composto por carcaças de carrinhos 1:18 destruídos. Criança é assim, e agente fica até contente!

Uma vez por ano eu tiro os carros da estante para limpeza. O problema de vender é que nem todos interessam para colecionadores mais refinados. como sou da opinião que, ou vendo tudo ou fica tudo onde está, eles vão ficando. Se eu pudesse escolher uma coleção 1:1, escolheria os carros que tenho nesta estante. Claro que há uma prateleira Mopar.


Abraços! Estou procurando fotos do Fusca 80 para acabar de contar a sua saga.


Vital

4 comentários:

  1. Bela coleção!! tentei começar uma mais começei a bricar com os carrinhos com meu cunhado que na época tinha 6 anos e minha filha também ai perdi alguns, mais tenho um General Lee guardado com muito carinho!
    até mais!

    ResponderExcluir
  2. Meus fillhos destruiram, acho que uns 15. Uma parte da coleção fica em outra estante. Duas prateleiras hoje têm livros, eles pediam para brincar e eu deixava!

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Grande Vital! Parabéns pelo blog, não consegui ler todas as historias ainda, mas as lidas sao muito boas. Já peguei o habito de acessar seu blog para ver novos posts. Concordo com vc no fato de o charger 74 ser injusticado, na minha opinião é um dos mais bonitos. Sabe Vital, quando era pequeno, meu pai, quase todo dia ao chegar do trabalho, vinha com uma caixinha de machbox para mim. Tenho muitos guardados até hoje, que saudade! Um grande abraço !

    ResponderExcluir
  4. Max, obrigado por ler o blog, fiz para os amigos! Eu só tenho três MatchBox que eram meus, mas comprei alguns nas feiras de antiguidade e Mercado Livre.

    Grande abraço e obrigado pelo comentário!

    Vital

    ResponderExcluir