domingo, 20 de março de 2011

O reencontro com o Magnum

Ontem, depois de 4 meses, a revisão do Magnum terminou. Fui busca-lo pela manhã, estava garoando, tempo ruim. Pedi para o meu pai ir comigo, e depois voltar dirigindo o meu carro de uso. No começo fiquei um pouco decepcionado com o que vi. O carro estava muito sujo, a pintura com marcas, e fiquei imaginando como iria fazer para pintar o carro parcialmente, que era a idéia inicial. Meu Deus, acho que vai ficar horrível! A pintura não vai bater. Meu amigo Daniel enfatizando: "Não mexa no carro!". O Lincoln, outro amigo bem conhecido no meio dos donos de Dodge, não apenas pelos seus R/Ts zero, mas também pelo conhecimento, falou que ia ser uma tremenda de uma burrada.

Fiquei desanimado. No caminho para casa, subindo uma rua, o Magnum morreu. Sujeira na agulha. Fui buscar novamente o Daniel, que arrumou tudo muito rápido. Quem sabe, sabe! colocou mais um filtro de gasolina. O tanque do carro não foi lavado, e espero que não precise. Todo carro antigo, depois de muitas trocas de peça, pode dar algum problema. Eu gosto de trocar tudo. Dependendo, até fazer o motor. Mas não era o caso e o dinheiro está curto. Vale ressaltar o serviço impecável que o Daniel fez no carro! O cofre é uma máquina do tempo! Voltei a 1979! E a suspensão ficou fantástica.

Levei o carro imundo para casa, pensando se deveria ter comprado mais um Dodge. São três carros, guardados no prédio que moro! Querendo ou não, a logística é difícil. Arrumar vagas, garantir que o local não ofereça risco, uma série de chateações que uma casa grande ou um galpão resolveria.

Enfim, fui almoçar e depois à maternidade, visitar a filha de um amigo meu. Esqueci o assunto. Ter carro antigo é muito legal, mas exige paciência. A semana havia sido pesada no trabalho, e eu estava um pouco estressado com outros problemas e acabei curtindo menos do que poderia.



Na sua nova vaga.
Essas lanternas.... Huuummmm...
Do lado do irmão mais velho, sob capa. Ainda não postei sobre ele.

Na volta, pensei comigo mesmo. Procurei o carro por muitos anos. Eu e ele vamos nos acertar. Guardei meu carro de uso, que apesar de grande, é 50 cm menos longo que o Dodge. Liguei o Magnum e levei-o para lavar. O carro estava um pouco estranho, mas foi. Após a lavagem, o carro apareceu de novo. Como ficou bonito! Seus defeitos praticamente sumiram, pois o carro é cinza.  Vale lembrar que eu nunca vira o carro limpo. Comprei o carro, embarquei-o, e foi entregue na oficina. Pude ver como está a pintura, e tomei uma decisão de não pintar o carro. Afinal, é um carro original, pintura Chrysler. E assim deve ficar. Comecei a acelera-lo, levei-o para o Vinícius ver. O Vinícius está com a pata direita quebrada, então ficou só babando e não dirigiu.

Enfim, o carro está começando a se soltar. Ficou muito tempo sem uso e a revisão foi pesada. Hoje levei o carro andar. Coloquei aditivo no óleo. Ainda precisaremos fazer alguns ajustes, aí é ter paciência. O meu Dodge 76 (sob a capa) também levou tempo para ser ajustado, e hoje é incrivelmente bom de se dirigir. Se bem que em maciez, não bate o Magnum. Seguem umas fotos que acabei de tirar no Planalto Paulista, meu bairro de infância.

Depois de vê-lo limpo desisti de retoca-lo, e fiz as pazes com o carro! É um carro muito íntegro, original e intocado. Maravilhoso testemunho de época.  Em breve vai para a funilaria para arrumar as caixas, com corrosão. Não tem jeito, ferrugem deve ser tratada.

Falando um pouco sobre Emoção 79, são carros bem construídos. Carpete no porta malas, silêncio no habitáculo, suspensão macia, painel com iluminação na máscara, conjunto de ar condicionado melhor. Freios? Achei que meu 76 estava sem ao manobra-lo. O hidrovácuo é maior no 79. E os faróis bi-iodo iluminam a noite como se fosse um carro atual. Com o 76 fica difícil, com seus faróis GE selados. Incrível como sofisticaram tanto um carro tão desatualizado em 79. Bons engenheiros, excelente departamento de estilo.

Voltando ao Magnum, a parte mais legal foi parar na porta da casa dos meus pais, e ligar para minha mãe abrir o portão para mim. A cena foi bacana, não dá para descrever...























abraços!

Vital

23 comentários:

  1. Vital, acho que o teu carro está lindo! Quando um carro fica parado por alguns anos, é muito fácil de dar algum probleminha, mas é pouca coisa. Entendo bem de carro parado, afinal foram mais de 30 anos mexendo!! Ve se tu consegue colocar um filtro de combustível, lá no pescador da boia , dentro do tanque. Isto resolve uma barbaridade. A muitos anos coloco nos meus carros e termina com problemas de sujeira do tanque. Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  2. Cuti, é isso mesmo. Por isso o melhor remédio é usar o carro bastante! O tanque é uma piscina de gasolina, rss... Obrigado pela dica, vou falar com meu mecânico e pedir para fazer isso.

    Grande abraço!

    Vital

    ResponderExcluir
  3. Cuti, e o carro é mesmo muito bonito! É a cor que eu mais gosto no Magnum, foi nessa cor que eu conheci o carro. Na Janda tinha um Sumatra também, cara, como me lembro disso ainda. Outubro de 78...

    Abraços !

    Vital

    ResponderExcluir
  4. Vital, fiquei babando no seu Magnum! E os pneus então...fizeram toda diferença. Pelo pouco que vi nas fotos, realmente nada justifica pintar o carro. Parabéns e felicidades com o novo membro da família.

    ResponderExcluir
  5. Max, obrigado pelo comentário! Decididamente não vou pintar. Cara, consegui uma grade muito boa para o Dart!

    Grande abraço!

    Vital

    ResponderExcluir
  6. Luis,

    Você é uma mala de um chato chorão !!!! kkkkk ... O carro é lindo lindo lindo .... Feio é você !!!!!!!!!

    Kkkkkkk ... Pára de procurar defeito e curta muito essa coisa linda !!!

    Abraços,

    Badolato

    ResponderExcluir
  7. Badola, rsss... é isso mesmo, hahaha !!!! Já estou curtindo. Acabei de sair de novo com ele. 107 litros é uma beleza! o ponteiro nem mexe !!!!

    abraços!

    ResponderExcluir
  8. Demais o carro Vital, meus parabéns !!!
    E trata de arrumar muitos 300 mangos pra encher o tanque, sai mais barato do que terapia no psiquiatra, hahahahaha !!
    Nosso Dart Sumatra usa um filtro de gasolina com copo de vidro, entre o tanque e a bomba, e funciona que é uma beleza...É uma boa solução para "piscinas de gasolina" que nossos carros usam na traseira...
    O teto do Dart está cheio de manchas de cagadas de passarinho, sei que uma boa quebrada de lixa com máquina de polir melhora muito o resultado, mas vou deixar assim por enquanto...
    Quer saber ??
    Tô precisando rodar de Dodge de novo, vou tirar todas as minhas tranqueiras amanhã mesmo e saio pra rodar, sem falta !!
    Aguarde postagem dessa aventura...
    E deixa o Magnum como está na pintura, com essa "pátina do tempo", ele é realmente LINDO !!!
    Adorei os adesivos da Ibirapuera Veículos, se morassse em Sampa colaria um jogo no Sumatra...
    E dá-lhe EMOÇÃO 79 !!!

    ResponderExcluir
  9. Marião, tô sentindo falta dos posts no seu blog! Como faço para colocar esse filtro? O Cuti falou dessa solução também. Ontem foram 200 mangos de podium, o ponteiro passou um pouco da metade!!!! Os adesivos são feitos pelo nosso amigo Gustavo, de Taubaté, conhece?

    O Magnum vai ficar assim mesmo. Vou melhorar algumas coisinhas nele, mas tudo básico.

    Vamos ver se os dois bicudos ficam lado a lado no Mopar deste ano!

    "O que se leva desta vida é a vida que se leva", hahaha !!!!

    Valeu do comentário !!!

    Vital

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Vital!!
    Que carro zero.Estou rodando no meu Sedan 71 desde antes do carnaval!Vou a cliente,faz entrega,vai a banco rs!
    Já estou chorando que está na hora de parar no galpão!!
    Abraços,
    Lico.

    ResponderExcluir
  11. Vital,

    Que carro lindo !! e íntegro !!! eu passo pelo mesmo que voce... todo mundo me fala o tempo todo, "não pinta o GS", e eu sempre sonhando um dia ter grana pra pintar ele e deixar zerado... isso porque o GS ja teve boas partes repintadas no passado... mas faça o que seu coração mandar meu velho, e seja feliz com o carro que é o mais importante !!! hehe !! Parabéns pela aquisição !

    Edu Coxinha

    ResponderExcluir
  12. Lico, obrigado pelo comentário. Por que vai ter que parar?

    Edu, seu carro é muito legal mesmo, eu já vi por foto e pessoalmente. O que é muito bom é o fato de ter o vinil de fábrica ainda, pois que eu saiba ninguém conseguiu (ou quis) fazer. E a cor cai muito bem para o GS. Obrigado pelo comentário!

    abraços,

    Vital

    ResponderExcluir
  13. Vital, esse filtro é bem baratinho, custa menos do que o envio, rsrsrs !! Se eu for a Sampa em breve ou mesmo quando houver o Mopar Nats eu te levo e te dou de presente, ok /
    Enquanto isso, como uma solução "paliativa", coloca dois filtros blindados, um que vai do tanque à bomba e outro que sobe da bomba pro carburador, aí não tem erro...A sujeira para em um deles !!!
    Quanto ao Gustavo eu o conheço sim, mas só pela net...Inclusive ele me presenteou com um jogo de selos de inspeção de parabrisa, reproduções perfeitas, e que já estão coladinhas no lugar certo...Eu adoro esses detalhes, meu caro !!
    Eu tb. tenho uma réplica dos adesivos "Blindex" dos vidros que eu escaneei em alta resolução, além de outros "selos de qualidade Chrysler & Mopar", se vc. quiser eu te mando por e-mail e vc. imprime por aí, ok ??
    Abração, meu amigo !!!

    ResponderExcluir
  14. Essa dos dois filtros fizemos. Mas vou por este do tanque também.

    Eu adoro estes detalhes... Veja que o Magnum ainda tem dois adesivos originais no parabrisas.

    Grande abraço!

    Vital

    ResponderExcluir
  15. Vital, eu vi sua grade nova para o dart no post. No início, assim como o Cuti, achei que estava com as aletas laterais quebradas. Só percebi depois qe ela estava de ponta cabeça....que susto! O dia que achar uma dessas compro também. Se vc souber de alguém que tenha uma no estado parecido com a sua por favor me avise. Como te disse, eu ja tenho uma, mas não esta muito boa. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Max, conheci um bom profissional para restaurar os "J"e demais frisos...
    Se precisar, passo o contato!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. lindo carro!!!!!!!!!!! sem palavras!!!!
    agora é só curtir!

    ResponderExcluir
  18. Bom saber Vital! Mas o problema da minha grade é justamente a aleta lateral de plástico que esta quebrada. Sera que le faz este seviço?
    abraço.

    ResponderExcluir
  19. Fabricio, obrigado pelo elogio ao carro!

    Max, só trabalha com frisos...

    abraços

    ResponderExcluir
  20. Vital,
    Vou ter que parar,pois não aguentaria bancar a gasosa direto no Dojão!!Fora que o veterano não mais merece a vida no batente!!
    Abraços,
    Lico.

    ResponderExcluir
  21. Lico, compra um 79! O tanque é tão grande que dá a impressão que não está gastando nada, rsss....

    abraços

    Vital

    ResponderExcluir
  22. Valeu Luis,
    Mas no momento não estou podendo.Queria um Magnum ou Dart 1979.Mas estou me esforçando para não ter de vender nada.Vamos trabalhar muito e quem sabe ano que vem não sai??
    Abraços,
    Lico.

    ResponderExcluir
  23. Lico, vai dar tudo certo, meu amigo!

    abraços!

    Luis Vital

    ResponderExcluir