domingo, 22 de maio de 2011

Passeando de Charger R/T hoje - O aparelho de som dos meus pais

Como faço todos os domingos, passeio com os meus carros. Em especial o ponto alto é andar no meu R/T. Esse carro dispensa comentários de quão bom é dirigi-lo. Pega rápido, silencioso, clássico. Enfim, não tirei fotos do passeio porque não ficariam diferentes daquilo que já postei sobre ele.

Motor quente, pronto para sair do subsolo

Em 1978 meu pai saiu da Ford do Brasil após dez anos fantásticos, e foi trabalhar na empresa do meu avô. Neste ano também morreu minha avó, o que foi um baque para todos, principalmente para o meu avô. Não falerei muito sobre isso neste post, dedicarei um para este fato. O ponto é que minha mãe ganhou de presente estes aparelho de som da foto. Não preciso falar que era algo indescritível em 1978. Tape Deck Akai, receiver, mixer, caixas acútsticas.... Era algo único. Essa foto é do início dos anos noventa, já tinha um toca discos tangencial e um CD player acoplados.

Minha querida mãe, início dos 90. O aparelho de som, já com 14 ou 15 anos

Eu adoro essa aparelhagem, faz anos que ela não funciona, mas está lá, igual está na foto. O que me chama a atenção é como tudo hoje é descartável. E compacto. Esse móvel foi feito especialmente para acondicionar os módulos. Tudo isso não faz mais o mínimo sentido hoje. Com 300 dólares americanos você compra caixas Boose e acopla um Ipod. Mas sem nenhum charme. E sem 10% da potência. 

Bom, voltando ao passeio, encostei o R/T no posto para calibrar os W-Oval, dada a baixa temperatura, estavam um pouco baixos. Quando vejo uma figura típica do bairro, o "garrafeiro". Ele tem umas três Brasílias podres nas quais carrega tralhas e jornal. Olho para seu carro novo, um Escort (ainda não tão podre), e vejo no banco um logotipo conhecido: AKAI. 

Pergunto se funciona, testo se liga no posto mesmo e pergunto o preço. 100 Reais. No fim ficou por 50. Não sei se funciona, nem se está completo. Mas é um gravador de rolo AKAI, e sempre quis ter um. Guardei-o no R/T e lá continua. Não quis explicar para minha mulher o que é e porque comprei.



 O AKAI de rolo, acondicionado no porta malas do R/T

Os colchões eram dos berços dos meus filhos. Agora protegem a lateral do carro.

Ainda vou restaurar o aparelho de som dos meus pais. Cresci ouvindo música nele. Lembro do meu avô deitado no sofá, ouvindo suas cancionetas napolitanas, seus tangos, provavelmente pensando na sua mulher que partira. Gravei as primeiras fitas Basf Chrome nele. Em 1989 comprei o toca discos. Enfim, tem muito valor sentimental para mim.

Grande abraço a todos, e uma excelente semana!

Vital

13 comentários:

  1. Este R/T esta fantastico, um carro unico!!!
    com estes Pneus W-Oval completou o visual Muscle...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. valeu Lucas, esse caro realmente é único!

    abraço!

    Vital

    ResponderExcluir
  3. Vital
    Em meados da década de setenta, eu e meu irmão ganhamos um aparelho de som parecido com este teu, era tudo separado. Amplificador, toca discos, rádio,equalizador. Não lembro bem, mas acho que a marca era Quasar, tinha 400W RMS. Eu não entendo disto, mas lembro que tinha um som de boate. Quando meu irmão casou , levou ele junto e depois sumiu, não sei onde anda. Mas com certeza não existe mais coisas como aquela.
    O teu Charger é lindom um carro que não cansa os olhos!
    Já te disse uma vez e vou repetir, estou ansioso pela postagem do teu Galaxie
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  4. Vital,

    Como dizem os amigos gaudérios dessa terra: "Agora me caiu os butiá dos bolso !!!"
    Quero dizer: vc. é um baita cara de sorte !!
    Esse gravador de rolo Akai é um GX 4000 DB,clássico de dez entre dez amantes de som profissional, meu tio tem um igualzinho a esse desde novo (ele inclusive guardou as caixas originais !), o deck tem um som fantástico !!
    Se estiver funcionando vc. ganhou na megasena...Equipamentos em bom estado como esse valem no mínimo dez vezes mais, meu amigo !!!
    Além de curtir os nossos queridos clássicos, sou um audiófilo de carteirinha, e sempre curti muito esse sistemas modulares de som da década de 70...Tive alguns deles, mas acabei me desfazendo ao longo dos anos por vários motivos...
    Ainda vou montar um som desses bem "pesadão" quando tiver a minha garagem, por enquanto eu me basto curtindo o meu AIWA da década de 90, ele tá todo esgualepado, tadinho...Só o rádio e o amplificador funcionam perfeitamente, o resto foi pro saco...Mas que qualidade de som tem esse bichinho !! Esse ainda é de fabricação japonesa, tem um carrossel para 3 CD's e 600 watts RMS. Eu ligo ele no meu notebook e pronto, a bagunça tá armada, hahaahaha !
    Abração e se precisar de algo aí desse "rolão" me fala que eu te ajudo, ok ???

    ResponderExcluir
  5. puts , tive 2 gravadores AKAI de rolo iguizinhos esse , Luis ...Veio um cara muito loco comprá-los após meu anúncio . O cara também já tinha tido dodges e ficamos muito tempo conversando quando ele viu os meus ..rsrs mas acho que o coitado era esquizofrênico mesmo rsrs enfim , vc pagou de graça pelo gravador ...abraço

    ResponderExcluir
  6. Cuti, 400 W RMS é coisa forte. Hoje não existe nada disso mais, com certeza. Quanto ao post do Landau, estou tentando recuperar fotos. Tive tanta bronca do carro que deletei...

    Estou vendo se tenho em alguma câmera. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Cuti, e obrigado pelo elogio ao Charger, ele realmente é muito bonito, e bom. Esse realmente tem a quilometragem original, nunca havia sido revisado. Consta ter ficado parado muitos anos, com o segundo dono.

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Marião, eu sabia que era bom pela marca, mas não sabia que era tudo isso. Eu liguei na tomada, tudo acendeu, o motor funcionou... Mas com certeza precisa de uma geral. Se você tiver os rolos ou souber quem tem para vender, avise-me!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Allison, foi barato mesmo, gostaria de mandar revisar, nem sei quem mexe nisso hoje em dia. Se souber me avise.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Vital, tem fita de rolo e carrossel novos pra vender no Mercado Livre, se o motor dos dois lados rodou é sinal de que deve funcionar...Basta então revisar os mecanismos, checar a saída dos canais e dar uma desmagnetizada nos cabeçotes...
    Acho que em Sampa tem vários caras que mexem nele, vou ver nas minhas fontes e te mando e-mail, ok ?
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  11. cara, voce me fez relembrar do 3 em 1 da National (toca discos, fita e radio) que eu escutei musica minha infancia e adolescencia inteira !!! kkkkkkkkkk !!! que saudades !!!

    ResponderExcluir
  12. Buzian, não reparei se rodou dos dois lados. Vou tirar do porta malas do charger e verificar. Estou de molho hoje...

    ResponderExcluir