terça-feira, 17 de maio de 2011

Meu carro de uso. Honda Accord LX Preto Nighthawk. Boa surpresa.

Particularmente não gosto de comprar carro usado. Sei que carro zero é um péssimo negócio, perde-se muito. Sempre comprei carro zero desde que me formei, exceto meu Monza e uma Xsara Picasso quando fui pai. E sempre usei pelo menos três anos, e vendia com 70, 80 mil quilômetros rodados. Preferia comprar ( e o fiz!) Palios zeros, sem ar, sem direção, a comprar um carro mais velho usado, porém completo. Primeiro pelas facilidades de financiamento de um zero. Segundo porque a probabilidade de dor de cabeça é menor (exceto para franceses). Depois de três, quatro anos, trocava na concessionária. Como cuido bem dos carros, acabava tendo uma avaliação razoável. E carros mais populares não perdem tanto valor quanto os mais caros.

Aliás, a pior viagem são os carros franceses. Tive três, todos deram duas grandes alegrias. Na compra e na venda. O pior deles foi um C4 Pallas Exclusive. O problema do Citroën é que você só consegue trocar por outro Citroën, pois todas as outras lojas pagam muito mal. Resolvi quebrar o ciclo, vendi o C4 no mercado e contabilizei o prejuízo, e passei a usar um Fiat Stilo que era da minha mulher desde novo. Em 2010 comprei um Focus, excelente carro, estava até feliz com a aquisição. É, na minha opinião, o melhor carro entre Ford, GM e Fiat.

E resolvi que ficaria com ele um bom tempo, como sempre fiz. venderia o carro quando estivesse com 80 mil km rodados. Mais uma vez surge um negócio inusitado. Meus vizinhos (e amigos) resolveram se desfazer de um Honda Accord 2007. O dono é aposentado e tem um escritório que fica há menos de 2 km do meu prédio. Resumindo, o carro tem apenas 15 mil km rodados, comprado zero em julho de 2007.

Quando estava decidido a não trocar de carro mais, pois desde que meus filhos nasceram em dezembro de 2006 já havia trocado de carro cinco vezes (acreditem, não acho isso bom e fiz apenas porque cai na infelicidade dos Citroën), surge um bom negócio. Quando nasceram eu tinha um Astra, impossível levar gêmeos, lembrando que tenho dois metros de altura e jogo o banco lá para trás, impossibilitando o transporte de mais gente no carro. Depois de várias compras infelizes havia decidido ficar com o Stilo que fora da minha mulher. Eis que surge uma oferta irresistível e vendo o Stilo, comprando o Focus. E com 10 mil km rodados apenas, surge uma oportunidade do Accord e lá se vai o Focus embora. Foi para um grande amigo, que aliás é fanático por Focus e tem um XR 2003 desde zero (que está na minha garagem há 2 meses, quando ele levou meu carro).


Meu Accord. Na frente, o Corolla 2002 que comprei para os meus pais. Outro carro indestrutível.


Enfim, o Accord é surpreendente. A venda do Focus deu para pagar o carro e ainda sobrou troco. Incrível como esse carro perde valor! Em 4 anos paguei a metade do valor do zero, e num carro de apenas 15 mil km rodados. Acho que esse carro compensou todos os péssimos negócios franceses que fiz em 2007 e 2008. Pretendo ficar com ele muitos anos, até por ser um carro de comércio ruim, com modelo já fora de linha. O carro é fabricado no México.

Imaginem os Azeras quando estiverem mais velhos. Nos USA não vi um Azera rodando. Em contrapartida, muitos Hondas e Toyotas, alguns com mais de quinze anos, rodando tranquilamente. Acho que fiz uma boa compra. Já rodei 2 mil km com ele, sem queixa alguma. Os poucos defeitos eram  das besteiras que a concessionária fez com acessórios, como uma película de vidro mal instalada e um acabamento quebrado, já reposto, por menos de 20 Reais.

Só trocarei de carro quando puder comprar um carro dos meus sonhos, um New Charger R/T. E se não chegar esse dia, trocarei pela melhor oportunidade que aparecer. Mas não comprarei outro carro de luxo zero km.

abraços!

Vital


10 comentários:

  1. oh dó, o seu Focus era zeeero.
    mas com certeza o Accord é uma bela máquina e historicamente os Hondas tem baixa manutenção! Me lembra a história da minha Cheroca, comprei assim, vendi meu Focus 2004 com 34 mil Km (tirado zero com um amigo da Ford) para entrar na Cherokee Sport 1998. Fui muito feliz com ela por 4 anos e meio. Para variar sempre compartilhamos histórias parecidas kkk. Sucesso com a barca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito feliz com meu accord.
      Ainda não tive nenhum problema só alegrias
      meu modelo 2007 v6 3.0 com 40 mil kms
      super maquina.

      Excluir
    2. Mendes, de fato é. O seu então nem se fala, afinal o V6 é um outro carro. O meu 2.0 vendi para o sogro do meu irmão, mas confesso que sinto saudades. Nunca me deu um problema sequer.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Eu nunca me imaginei comprando um carro zero, primeiro que eu era quebrado e outra porque achava um disperdicio, era solteiro e preferia gastar dinheiro com outras coisas, pra falar a verdade eu num ligo até hoje, mais como casei e tenho uma filha........ então é complicado!
    Até que um dia resolvi dar um pouquinho de conforto para a "Dona Maria" (pra mulher dirigir carro velho é triste).
    Fui pensando num Astra mais fiquei quiéto e falei para ela escolher alguma coisa razoavél , fiquei com medo da escolha mais num é que ela escolheu um corsa classic sedã!!!!!
    Resumindo sobrou dinheiro to satisfeito demais com o carrinho e a patroa ta feliz!
    Realmente carro zero é baixissima a manutenção!
    Estou pensando em pegar um Astra mais só depois que eu resolver o rolo dart x rt!
    Até mais!!

    ResponderExcluir
  3. Gian, era zero mesmo... Mas tinha só 5 mil a menos que o Accord. Sei que é um carro mais velho e de comércio pior que o Focus, mas já estou mais tranquilo quanto a atualizar ano de carro. Vou ficar com esse até caducar, rsss...

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Fabrício, o carro zero dá a segurança do histórico de uso, manutenções, ... Você é quem vai construir este histórico. O Classic é praticamente um trator, meu irmão teve um que rodou 150 mil na mão dele sem dar um problema. O Astra também é muito bom, e o preço então nem se fala. Eu gosto bastante. É defasado, projeto antigo, mas se você não liga para isso é um carro sensacional! O Corolla que aparece na foto comprei com sete anos, sou terceiro dono. Só troquei correia e velas. Nem freio precisou. Está com 75 mil Km hoje. É feio, despojado, mas muito confiável.

    Abraços!

    Vital

    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Vital, falando em azera ,estão vendendo o 2011 por 70 mil zero! Da até vontade de cometer uma loucura....E ja é o do modelo novo com leds nos faróis e o v6 novo com câmbio 6 marchas...
    Lindão seu accord, o modelo novo usado ja esta caindo de preço também.
    abraços.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, dá vontade. O problema ée que o carro muda completamente este ano e a desvalorização é muito forte. O Accord novo infelizmente perdeu muito espaço pelo preço. Igual ao meu se vê muitos, foi o primeiro modelo a vir via México. O 2011 é feito nos USA e o preço bate R$ 100 mil para o 4 cilindros. é verdade que tem mais acessórios. Mas, pelo que vi, não são vendidos mais do que 30 carros por mês. Já o Azera vende dez vezes mais isso. Até olhei alguns 2008 usados, mas eram muito mais rodados que este que comprei e o preço muito maior. Neste, paguei o preço de um Astra Hatch, sem frete, IPVA e licenciamento. Os pneus nem começaram a gastar. Foi oportunidade mesmo... Particularmente não procurei este carro, ele apareceu....

    Abraços Max !

    ResponderExcluir
  7. Eu particularmente, acho o modelo do deu accord bem mais bonito que o azera. Ácho o estilo do azera clássico demais, só me atrai o custo- benefício.
    abraço

    ResponderExcluir
  8. Tem um Azera no meu funileiro, faz um mês. Falta peça. Custo benefício? Corra de Hyundai!

    abraços!

    ResponderExcluir