sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ford Landau azul clássico 1982 - parte 2

Essa semana foi complicada, fiquei doente, trabalhei parte das minhas horas de casa mesmo. Essas são as vantagens da tecnologia.

Todos que leram o blog desde o início sabem que meu pai foi engenheiro da Ford. Logo, é natural que eu tenha crescido no meio destes lindos carros. Lembro-me com clareza de um Landau 73 ou 74 que meu tio (que trabalhava lá também) utilizava. Adorava os carros da linha Galaxie LTD e Landau destes anos, aquela lanterna trapezoidal é uma tremenda obra de estilo, única mesmo. Deu uma grande sobre vida ao modelo, já bem defasado em relação à matriz norte americana.


propaganda do 83 - último ano da série


Eram carros silenciosos, imponentes, e que diferenciavam quem os possuíam dos demais mortais. Em 1973 meu avô tentou comprar um, mas foi mal tratado pelo revendedor Ford. Depois de mandar a vendedora para aquele lugar, ele resolveu comprar o Dodge. Engraçado como é o mundo. Por um ato de poucos minutos meu avô muda o carro que iria comprar e trinta e cinco anos depois eu tenho Dodges por causa disso.

Depois da viagem no 500 do Carlão, coloquei na cabeça que teria um carro destes. Já não eram baratos. Um bom carro já custava mais de 25 mil em 2009. Uma bela noite de domingo o Carlão me liga dizendo que um colega dele estava vendendo um Landau 1982. Não muito bom, mas barato.

Fui, de maneira abobada, experimentei e acabei comprando o carro por 9 mil Reais. Fui desatento ao fato do câmbio do carro estar ruim e do carro ter gás. Até que ele não era feio, apesar dos podres de porta costumeiros nos Ford. Depois de 3 meses na oficina do falecido Seu Antônio Martucelli, a situação era:

- suspensão refeita;
- carburador remanufaturado;
- gás retirado;
- bomba de direção trocada;
- velas, bomba de gasolina, filtros,...
- radiador feito;
- etc...
- etc...

Totalizando mais de 6 mil Reais. Fui dar uma volta com o carro, e daí percebi que o câmbio estava ruim para péssimo. Nesse momento, já sem dinheiro, desanimado com o carro, encostei-o. Resolvi deixar para um futuro distante. Só para mexer no câmbio ia sair uma nota preta, e eu já estava desanimado com o Landau.

Em setembro do mesmo ano comprei o R/T, com a condição de vender todos os outros carros, exceto o Fuscão, do qual minha mulher gosta muito, e o carro é zero. Acabei vendendo o Landau com um bom prejuízo. O dono ainda demorou um ano para retirar o carro do estacionamento e ainda não transferiu o carro para seu nome. Nesse meio tempo roubaram as 4 calotas dele, que eram novinhas. Não sei o que foi feito do carro. Se tivesse continuado comigo, eu iria arrumar o câmbio e utilizá-lo do jeito que estava, já que a suspensão estava nova. O 302 não era zero, mas estava razoável, falhava um pouco em um cilindro. Provavelmente teria enorme dor de cabeça para fazer passar no Controlar, uma vez que o carro não tem 30 anos e por estar longe de merecer placa preta. Ou, que me perdoem os leitores, desmanchar e vender em partes. Nunca fiz isso e nem sei fazer, mas as vezes dá menos dor de cabeça do que vender o carro e o dono demorar para buscar ou para transferir de nome. O motor poderia ir para um Maverick ou um Cobra. Tem carro que não vale a pena ser reformado. Vai uma fortuna e não fica bom. Fiquei com tanta bronca deste carro que apaguei todas as fotos dele.

Foi um negócio mal feito do começo ao fim. Não pretendo ter mais nenhum Landau. Se um dia aparecer um carro até 75, não digo que não ficarei bem tentado. Adoro os Ford com mecânica 292.

Mas vou resistir bravamente. Quando quiser, dou uma volta no 500 do Carlão e mato a vontade.

abraços!

Vital

11 comentários:

  1. Caro Vital
    Primeiramente te desejo boas melhoras na saúde!!
    Cara,é uma pena ter te desgostado tanto de um carro como o galaxie. Sem sombra de dúvidas foi o melhor carro já fabricado neste país, o mais silencioso, o mais macio e de longe o mais bem acabado.
    Sei também que ele não merecia um motor como o 302, apesar de ter bastante potência, este motor nem de longe fica perto do 318.
    Mas com certeza, tu seria um ótimo dono de Galaxie, é cuidadoso e zela pelos antigos. Uma pena!
    Grande abraço do amigo
    Cuti

    ResponderExcluir
  2. Cuti, na verdade desisti de ter qualquer outro antigo. Comprei o Magnum como sendo o último.

    Tem um problema adicional: O Landau não cabe na garagem do prédio. Eu sei o quanto é bom, fico doente com os trapézio (73-75) e com os catedral (70-72 acho). Eu adoro. Mas não tenho mais pique de encarar restaurações. O carro ainda teria que ficar em estacionamentos "públicos", sujeito a furtos de calotas, frisos, detalhes, ...

    Fica a admiração por eles, que são, sem sombra de dúvida, muito superiores aos Dodges em qualidade e acabamento. Na verdade não pertencem a mesma categoria de carro. O Galaxie é um carro grande e o A body um compacto.

    O LTD / Landau era um carro de presidente...

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Poxa Vital, que pena ter tido tantas decepções com um carro... nunca tive um Ford, mas ja andei em um e de longe sao muito mais confortaveis que os dodges !!! mas voce podia ter guardado pelo menos o 302 para fazer um cházinho ou um café de vez em quando né ??? kkkkkkkkkk

    Abraço

    Edu Coxinha

    ResponderExcluir
  4. Edu, muito bom seu blog, deu vontade de matar seu amigo com os pés no capo do Charger, kkkkkk.

    O 302 é forte, mas não combina com o carro, na minha modesta opinião, que os fordeiros não fiquem bravos. Gosto mais dos carros com o 292, aquele motor é indestrutível!

    Abraços!

    Vital

    ResponderExcluir
  5. Gosto mais dos Dodges, mas um Galaxie até 1975 também não era tão ruim...
    melhoras Vital!

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Caro Peronzado, para mim o que vale é a história que temos com os carros. Por isso prefiro os Dodges. Mas é por isso também que prefiro o Corcel GT ao Opala SS, rss.... Parece loucura? Não. Nunca andei num Opala SS, e apesar de lindo, não me lembra nada. Mas no GT eu andei. Num 73 e num 75. Fica difícil comparar... Sei que o Opala é muito mais carro que qualquer Corcelzinho manco, mas história é tudo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Fala Vital, agora entendo seu problema com os Landau, foi realmente uma pena.
    Tive um LTD Landau 72, completo, um LTD 75, mecânico, um Landau SE 79, um Landau 81 álcool e estou desde 2000 com meu 81 álcool, que comprei (e mantenho) intocado. É o melhor carro nacional, concordo com o mestre Cuti.
    Falo isso sem ser suspeito, pois tenho também um R/T 78 Castanho Trípoli, um Maverick GT 74 Quadrijet, um Opala Gran Luxo 73 e agora comprei para restaurar um R/T 72 Branco Polar.
    Gosto de todos, o barato realmente é poder comprar depois de tantos anos carros que nos fizeram sonhar um dia - e sonhar de novo.
    Dê uma passada pelo meu blog para ver os meus carros, especialmente o Landau. Vai ser um prazer te convidar para dar umas voltas, tenho certeza que o seu 82 foi só um mau exemplar.
    Abraços.
    Reinaldo.
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Acabei de visitar e gostei muito. Seu Maverick é algo único, eu andava nestes carros quando meu pai ficava com um da frota da Ford. Quero andar de Landau, mas no GT também, rsss.....

    ResponderExcluir
  9. Vital, meu sogro tem um galaxie 500 1974 com o motor 292. O carro é uma delícia de andar, é automático e passou por uma boa revisão nos últimos meses. Para mim os modelos com o farol na vertical são os mais bonitos.
    Sempre tive vontade de ter um, mas como vc mesmo disse, em garagens de prédio fica complicado.
    abraços.

    ResponderExcluir
  10. Max, o 74 é um carro lindo! Ainda mais sendo automático! Os "farol em pé"são de longe os mais lindos. Os pós 75 são mais sem graça, mas é gosto.

    abraços!

    ResponderExcluir