sábado, 28 de janeiro de 2012

Os piores carros que já tive.

Quando falamos mal de uma marca sempre surgem os defensores. Antes de mais nada, digo que é a minha opinião pessoal e tenho todo o direito e razão de te-la.

Já tive muitos carros na minha vida. Pelas minhas contas, uns quinze, tirando os antigos.

Sem sombra de dúvidas, a marca que mais me deu problemas foi a Citroën. São carros lindos, completos, as concessionárias tem excelentes show rooms... Mas o inferno vem depois da compra.

1 - Picasso Exclusive 2.0 16v Automatique 2005



Essa comprei com 1 ano e meio, quando fui pai. Precisava de um carro grande. Ela tinha 30 mil km na ocasião da compra, feita em uma boa loja de usados do Tatuapé. Excelente à primeira vista. Acabamento bom, completa, câmbio tiptronic. Aos 40 mil km, fora da garantia, aparece no painel: "Problemas na transmissão: desligue o motor". E o câmbio entrava no modo de segurança, acho que em primeira marcha.

Isso tudo após 6 meses de compra. A revendedora Citroën do Tatuapé gentilmente reparou o carro. Mas quando você ligava, ele dava um tranco no motor. Qual a solução??? Vender. A GM pagava muito pouco. A Honda nem pegava. Ficou na troca por uma Picasso zero km, porém com transmissão mecânica.

2 - Picasso Exclusive 2.0 16v 2008

Comprada zero em setembro de 2007. Transmissão mecânica. Desta não tenho muito o que falar, a não ser do fato da ventoinha ter quebrado e o carro ter fervido. Foi de plataforma para a concessionária. Ainda bem que estava na garantia. Um mês depois, em agosto de 2008, lá estava eu tentando vender o carro.

Na Honda deram 34 mil. Tinha custado 64 mil um ano antes. Cai novamente na Citroën, a única que compra seus carros (ou comprava). Desta vez fui seduzido por uma maravilha tecnológica. O C4 Pallas exclusive, com pacote top. Banco elétrico, faróis direcionais.... 76 mil, mas pagaram 50 mil na min ha perua.

3 - C4 Pallas Exclusive 2008



Com duas semanas de uso começou a fazer um barulho insuportável na frente. Começara o inferno. O pós vendas da concessionária Saint Etienne é horroroso. Depois de muito estresse, trocaram a barra estabilizadora. Além disso, o câmbio era uma bomba. Mal escalonado, não troca as marchas no momento certo.

Com 10 meses de uso, uma pequena colisão traseira. Lá vai o carro para a Saint Etienne. Devolvido 15 dias depois. Faltando lâmpadas de freio e a tampa do reboque. Eles mesmos tiram peças dos carros. E a desvalorização do carro comendo solta.

Com 12 meses, barulhos na suspensão traseira. Um mês na concessionária aguardando amortecedores. Retiro o carro, piso no freio, acende a luz do ABS. Neste momento pensei: "Você vai embora!".

No mesmo dia liguei para o lojista que me vendeu o primeiro citroën e ofertei o carro. No mesmo dia ele se foi, por 66% do preço que paguei. Tinha 9 mil km rodados. Mas, mesmo tendo perdido muito dinheiro, fiquei feliz por não ter mais aquele carro.


Enfim, se tem uma marca que eu detesto e nunca mais terei é Citroën. Simplesmente porque é uma marca nas mãos de uma empresa no Brasil, a Francecar. Talvez no seu pais de origem preste. Mas como moro aqui, nunca mais.



abraços!

13 comentários:

  1. Caro Vital,

    divertidíssima essa postagem. Esse carros que nos tiram de sério merecem sim ser divulgados.

    Inspirado por essa sua postagem, talvez faça o mesmo para comentar os carros que já tive, não apenas os que me deram dor de cabeça.

    Grande abraço.

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Reinaldo, eu só tive três por um motivo: ninguém compra, só a concessionária. Resolvi quebrar o ciclo e realizar o prejuízo, vendendo o C4. foi a melhor decisão!

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Vital, concordo com vc. Outro dia peguei o c3 automático da minha cunhada e achei o câmbio muito ruim também , as trocas de marcha estão muito mal escalonadas, e o carro com um ano de uso estava cheio de barulhos e parecendo que iria desmontar. Também estou cansado de ver Citroen com faróis e lanternas queimados na rua. Foi como vc disse, os carros sao lindos, mas a qualidade deixa a desejar....eu não tenho coragem de comprar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Max, o C3 é mais incrível! Barato, luxuoso, completo! A minha tia tinha um e o carro ficava sem pegar. nem a Citroën descobriu. O carro era 2008. Resultado: dado na troca por um lindo C3 2012! é difícil sair da marca, rsss...

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Vital
    Juro que quando li o título da postagem achei que tu ia meter o pau no Galaxie kkkkkkkkkkkkkk Mas me enganei. Quanto a estas tranqueira não tenho nada a opinar. Pra te falar a verdade, não gosto de citroen
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  6. Bá, tive a brilhante idéia de dar um Peugeot 207 XS automático para minha esposa, e no final das contas, acabou sendo o meu carro de serviço. (Pasmem, o nome da fábrica é Peugeot Citroen do Brasil). Atualmente, com 33 Mil Km, e já condenaram a suspensão dianteira, lampada queima mais do que pisca pisca de natal. Pastilha de freio traseira condenada, e assim vai, se eu autorizasse tudo o que eles acharam para trocar, tinha dado 2.400,00. O cambio automático é uma Merda, cada soco nas costela...Seguro é uma locura de caro. Hoje pago a última parcela desse trem....Segue a vida.

    ResponderExcluir
  7. Quanto azar, hein? O pior é qualidade de serviço das concessionárias, precisam melhorar muito.
    Notei que és muito insistente, rsrsrsrsrs.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Cuti, comprei por necessidade. Hoje odeio essa marca.

    Jacson, PSA Citroën é uma enganação. Reombinando as letras: CITROËN = CRËTINO.

    Leroi, insisti na marca por um motivo: só eles compram a valor razoável a porcaria do produto deles, rsss....

    abraços!

    ResponderExcluir
  9. Jacson,mais uma coisa: venda pelo que for e seja feliz! Livre-se do mico!

    ResponderExcluir
  10. Para falar a verdade, não gosto nem de coreanos, chineses ou franceses...
    japoneses não gosto mas sei que são indestrutíveis...
    tirando a Fiat, gosto de Italianos, Alemãos e principalmente os Americanos
    abraços

    ResponderExcluir
  11. Os japoneses Honda e Toyota são bons demais. Sem graça, puros eletrodomésticos, mas bons demais!

    Tenho um Corolla 2002, sou o 3o dono, não gasto nada, a não ser pneu, óleo, pastilhas e velas. Cumprem o papel.

    Os americanos "atuais" têm manutenção inviável. Vide as Cherokees, Neons, Taurus.... Nào têm muita confiabilidade.

    Alemão velho também é triste.

    abçs

    ResponderExcluir
  12. Vixi se pago os pecados, tenho um amigo vendendo um "CRETINO C4 VTR", uma verdadeira porcaria, faz tempo que ta vendendo........ CRETINO foi demais! até mais!

    ResponderExcluir