Quando falamos mal de uma marca sempre surgem os defensores. Antes de mais nada, digo que é a minha opinião pessoal e tenho todo o direito e razão de te-la.
Já tive muitos carros na minha vida. Pelas minhas contas, uns quinze, tirando os antigos.
Sem sombra de dúvidas, a marca que mais me deu problemas foi a Citroën. São carros lindos, completos, as concessionárias tem excelentes show rooms... Mas o inferno vem depois da compra.
1 - Picasso Exclusive 2.0 16v Automatique 2005
Essa comprei com 1 ano e meio, quando fui pai. Precisava de um carro grande. Ela tinha 30 mil km na ocasião da compra, feita em uma boa loja de usados do Tatuapé. Excelente à primeira vista. Acabamento bom, completa, câmbio tiptronic. Aos 40 mil km, fora da garantia, aparece no painel: "Problemas na transmissão: desligue o motor". E o câmbio entrava no modo de segurança, acho que em primeira marcha.
Isso tudo após 6 meses de compra. A revendedora Citroën do Tatuapé gentilmente reparou o carro. Mas quando você ligava, ele dava um tranco no motor. Qual a solução??? Vender. A GM pagava muito pouco. A Honda nem pegava. Ficou na troca por uma Picasso zero km, porém com transmissão mecânica.
2 - Picasso Exclusive 2.0 16v 2008
Comprada zero em setembro de 2007. Transmissão mecânica. Desta não tenho muito o que falar, a não ser do fato da ventoinha ter quebrado e o carro ter fervido. Foi de plataforma para a concessionária. Ainda bem que estava na garantia. Um mês depois, em agosto de 2008, lá estava eu tentando vender o carro.
Na Honda deram 34 mil. Tinha custado 64 mil um ano antes. Cai novamente na Citroën, a única que compra seus carros (ou comprava). Desta vez fui seduzido por uma maravilha tecnológica. O C4 Pallas exclusive, com pacote top. Banco elétrico, faróis direcionais.... 76 mil, mas pagaram 50 mil na min ha perua.
3 - C4 Pallas Exclusive 2008
Com duas semanas de uso começou a fazer um barulho insuportável na frente. Começara o inferno. O pós vendas da concessionária Saint Etienne é horroroso. Depois de muito estresse, trocaram a barra estabilizadora. Além disso, o câmbio era uma bomba. Mal escalonado, não troca as marchas no momento certo.
Com 10 meses de uso, uma pequena colisão traseira. Lá vai o carro para a Saint Etienne. Devolvido 15 dias depois. Faltando lâmpadas de freio e a tampa do reboque. Eles mesmos tiram peças dos carros. E a desvalorização do carro comendo solta.
Com 12 meses, barulhos na suspensão traseira. Um mês na concessionária aguardando amortecedores. Retiro o carro, piso no freio, acende a luz do ABS. Neste momento pensei: "Você vai embora!".
No mesmo dia liguei para o lojista que me vendeu o primeiro citroën e ofertei o carro. No mesmo dia ele se foi, por 66% do preço que paguei. Tinha 9 mil km rodados. Mas, mesmo tendo perdido muito dinheiro, fiquei feliz por não ter mais aquele carro.
Enfim, se tem uma marca que eu detesto e nunca mais terei é Citroën. Simplesmente porque é uma marca nas mãos de uma empresa no Brasil, a Francecar. Talvez no seu pais de origem preste. Mas como moro aqui, nunca mais.
abraços!
Caro Vital,
ResponderExcluirdivertidíssima essa postagem. Esse carros que nos tiram de sério merecem sim ser divulgados.
Inspirado por essa sua postagem, talvez faça o mesmo para comentar os carros que já tive, não apenas os que me deram dor de cabeça.
Grande abraço.
Reinaldo
http://reiv8.blogspot.com
Reinaldo, eu só tive três por um motivo: ninguém compra, só a concessionária. Resolvi quebrar o ciclo e realizar o prejuízo, vendendo o C4. foi a melhor decisão!
ResponderExcluirabraços!
Vital, concordo com vc. Outro dia peguei o c3 automático da minha cunhada e achei o câmbio muito ruim também , as trocas de marcha estão muito mal escalonadas, e o carro com um ano de uso estava cheio de barulhos e parecendo que iria desmontar. Também estou cansado de ver Citroen com faróis e lanternas queimados na rua. Foi como vc disse, os carros sao lindos, mas a qualidade deixa a desejar....eu não tenho coragem de comprar.
ResponderExcluirAbraços.
Max, o C3 é mais incrível! Barato, luxuoso, completo! A minha tia tinha um e o carro ficava sem pegar. nem a Citroën descobriu. O carro era 2008. Resultado: dado na troca por um lindo C3 2012! é difícil sair da marca, rsss...
ResponderExcluirabraços
Vital
ResponderExcluirJuro que quando li o título da postagem achei que tu ia meter o pau no Galaxie kkkkkkkkkkkkkk Mas me enganei. Quanto a estas tranqueira não tenho nada a opinar. Pra te falar a verdade, não gosto de citroen
Abração
Cuti
Bá, tive a brilhante idéia de dar um Peugeot 207 XS automático para minha esposa, e no final das contas, acabou sendo o meu carro de serviço. (Pasmem, o nome da fábrica é Peugeot Citroen do Brasil). Atualmente, com 33 Mil Km, e já condenaram a suspensão dianteira, lampada queima mais do que pisca pisca de natal. Pastilha de freio traseira condenada, e assim vai, se eu autorizasse tudo o que eles acharam para trocar, tinha dado 2.400,00. O cambio automático é uma Merda, cada soco nas costela...Seguro é uma locura de caro. Hoje pago a última parcela desse trem....Segue a vida.
ResponderExcluirQuanto azar, hein? O pior é qualidade de serviço das concessionárias, precisam melhorar muito.
ResponderExcluirNotei que és muito insistente, rsrsrsrsrs.
Um grande abraço!
Cuti, comprei por necessidade. Hoje odeio essa marca.
ResponderExcluirJacson, PSA Citroën é uma enganação. Reombinando as letras: CITROËN = CRËTINO.
Leroi, insisti na marca por um motivo: só eles compram a valor razoável a porcaria do produto deles, rsss....
abraços!
Jacson,mais uma coisa: venda pelo que for e seja feliz! Livre-se do mico!
ResponderExcluirPara falar a verdade, não gosto nem de coreanos, chineses ou franceses...
ResponderExcluirjaponeses não gosto mas sei que são indestrutíveis...
tirando a Fiat, gosto de Italianos, Alemãos e principalmente os Americanos
abraços
Os japoneses Honda e Toyota são bons demais. Sem graça, puros eletrodomésticos, mas bons demais!
ResponderExcluirTenho um Corolla 2002, sou o 3o dono, não gasto nada, a não ser pneu, óleo, pastilhas e velas. Cumprem o papel.
Os americanos "atuais" têm manutenção inviável. Vide as Cherokees, Neons, Taurus.... Nào têm muita confiabilidade.
Alemão velho também é triste.
abçs
Vixi se pago os pecados, tenho um amigo vendendo um "CRETINO C4 VTR", uma verdadeira porcaria, faz tempo que ta vendendo........ CRETINO foi demais! até mais!
ResponderExcluirEsse então.... ninguém compra!!!
ResponderExcluir