domingo, 11 de dezembro de 2011

A (provável) última viagem da Belina 84 GL

A maior sorte que um garoto pode ter é chegar aos 40 anos e ainda ter seu pai com saúde. Eu tenho essa sorte. Meu pai foi o cara que sempre me impulsionou para frente. Andou de Fusca a vida todas mas sempre pagou as melhores escolas para seus filhos. Privou-se de quase tudo. Não viajou, não conheceu lugares, não teve bons carros e nunca se deu nenhum luxo.

Mas, todos os dias, acordava a mim e ao meu irmão, nos dava café da manhã e depois nos levava para o Augusto Laranja, colégio de classe média alta daqui de São Paulo. Nunca precisei pegar um ônibus para ir à escola, mesmo quando aluno da Politécnica, homem feito. Lá estava ele, com seu incansável Fusca, a me esperar no final da aula da 18:30, até me dar meu Gol 90, já comentado aqui no blog.

O ano 2000 foi um ano muito difícil para minha família. Lembro que meu pai levava conhecidos com seu Fusca e ganhava algum dinheiro, uma situação muito ruim mesmo. Eu estava no começo de carreira, ganhava pouco, e meu irmão sobrevivia nos últimos suspiros da fábrica. Em umas destas o carro foi roubado, o que causou uma grande tristeza. O VW já estava em péssimo estado, 400 mil km, muita ferrugem. Mas era o carro do meu pai.

Alguns meses depois, chego em casa do trabalho e abro a porta da garagem. Uma cena indescritível. Traseira arreada, faróis quebrados e cheios de terra, sem cor e com um enorme podre no para-lama direito. Vazamentos... Lá estava ela. Meu pai logo disse:"Seu tio me deu.".

Lembro-me muito bem do lançamento deste carro, em 1977. Eu tinha 6 anos e meu pai trouxe um Corcel branco da frota da Ford, ainda pré produção. Claro que chamava muito a atenção. O carro era lindo. Mas o motor.... Aqule 1,4l era muito fraco para um carro tão grande. A primeira perua veio para casa logo em seguida, uma vermelha básica. Era a sensação na vizinhança.

A chegada deste velho carro foi uma grande diversão. Com muitas prestações no mecânico e no pintor, levantamos o carro. Foram tantas coisas feitas nestes doze anos que praticamente o carro ficou novo, dentro do possível. O carro foi comprado diretamente na Ford quando meu tio e meu pai trabalhavam lá, ou seja, conhecida desde nova. Ainda tem seus manuais intactos.

Não é um carro empolgante, é pouco colecionável, e nem é tão bonito. Mas nos serviu bastante, foram 47 mil km rodados desde que ela chegou.

Enfim, chegou o momento de encostá-la. Na semana passada ela não pegava. O mecânico arrumou mas ficou péssima. Quinze dias no Mário, um excelente conhecedor de carburadores, e ela saiu como nova. Um  Weber novo, tampa de distribuidor, rotor, alternador revisado e pronto. E, claro, mil Reais a menos no bolso. A suspensão fiz o ano passado, tudo novo e original. Radiador novo.

A parte legal é conseguir retribuir. Ontem, depois de muita avaliação com minha esposa, resolvi dar um carro de presente para meu pai. Ou melhor, devolver um pouco do que ele fez por mim.

Escolhi o carro, comprei, e depois, sem contar nada, levei-o para conhecer seu futuro carro, e foi muito bacana. Ele ainda não acredita que vai ter um carro 0 km depois de 32 anos. E um carrinho bem legal! O modelo de entrada do Clio tem mais acessórios, potência e conforto que o Corcel GL 84.

E hoje cedo fizemos a provável última viagem da Belina conosco, pois ela será posta a venda. E como ficou boa! Incrivelmente ágil, estável e econômica. Mas a decisão está tomada e é uma questão de tempo para ela ir embora. Claro que não tenho pressa, e isso pode levar mais 10 anos.

Seguem umas fotos.



 Meu pai, e seu novo carro. Depois de 32 anos.

O R/T queimando pódium na garagem, já que não saiu para passear.
Uma série de fotos da belina.


Ela é GL. Mas quem disse que eu encontro o logotipo....
Adesivo da Poli, tempos do mestrado, ano 2000.
Interior monocromático original.

117 mil km originais.








Cofre ainda com adesivos Motorcraft.


Besteira feita no passado. Retirar o Philco FM e colocar um CD.



Tem seu charme dos 80's.

21 comentários:

  1. adorei a posting Vital, você me inspirou a levar o velho andar de R/T outro dia, e ele adorou! vou repetir a receita. abraço

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  2. Gian, não é uma terapia??? Podemos combinar de irmos em comboio. O problema é que os dois R/Ts vão parar o trânsito, rsss.... É muito divertido, faz bem para a cabeça e de quebra os carros andam.

    Grande abraço!

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  3. Essas Belina II ainda não atingiram o status de grandes colecionáveis, mas em breve vão alcançar esse privilégio, pois são carros muito bons, bem acabados, duráveis e práticos para uso no dia-a-dia, ou seja, ideais para quem quer ter um carro ótimo para usar nos dias de rodízio e ainda manter um belo clássico na garagem...
    Eu particularmente gosto muito desses modelos GL, pois trazem o painel com contagiros, o volante espumado exclusivo (só saiu assim nesse ano), o interno monocromático marrom e todas as "benfeitorias" dos Del Rey lançadas no mesmo ano (motor CHT, centralina de fusíveis de Escort, bancos mais confortáveis, etc.), tudo no último ano da fase "II", que durou sete anos, de 77 a 84. É como aconteceu com os últimos modelos de todos os clássicos, eles foram equipados com o melhor disponível antes do "apagar das luzes"...
    Depois desse modelo a Belina tornou-se uma versão do Del Rey, com mais ou menos luxo, enfim...O melhor da série está aí, na tua garagem. Ah, se tu tivesse um bom espaço pra manter esse clássico, eu te diria pra ficar com ela, mas a fila anda,e eu vou passar pelo mesmo em muito breve....
    Boa sorte e parabéns pelo belo exemplar, Vital !!
    Grande abraço diretamente da Fronteira Sul !!!

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  4. Vital, como admirador dos dodges e aspirante a proprietário de um (por enquanto só em sonho), coloquei teu blog na lista de outros blogs dodgísticos e num final de semana desses, numa pegada só, li todo o conteúdo. Conheci tua história, mas mantive-me em silêncio.
    Entretando, esta postagem me deixou muito comovido, pois você podia ter investido em acessórios para os teus carros (nunca falta no que gastar), mais conforto para a tua casa, mas você deu um carro para o teu pai. Um bem material que deve ter deixado o velho muito feliz, mas com certeza uma satisfação maior ainda pra você, em poder fazer algo pra tentar retribuir a dedicação dele.
    Te dou os parabéns pelo exemplo e também à tua esposa, por ter compreendido este desejo. Nós temos que fazer pelos nossos pais enquanto são vivos, porque depois que se forem, ficarão só as lembranças.

    Abs,

    Renon

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  5. Mário, acho que um dia até será colecionável. Mas pouco provável que ganhe preço como outros carros. Ela é isso mesmo que você descreveu, e depois da suspensão nova o carro ficou outro. Falta agora só 4 pneus 185 R/13 novos para que ela rode como um verdadeiro Ford. Essa frente quadrada é, sem dúvidas, a mais bonita de todas. As pós 84 são bem raras também, feitas como Corcel até 86.

    Grande abraço!

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  6. Renon, não nos conhecemos pessoalmente, mas muito obrigado pelas visitas e pelo comentário, logo você realizará o seu sonho. eu passei anos sonhando, mas muitos mesmo, e hoje posso te dizer que tenho os Dodges que eu gostaria de ter.

    Tudo que conquistei foi graças ao impulso inicial, dado pelo meu pai. Fiquei muito mais feliz em dar este Clio a ele do que ficaria trocando meu carro por um novo. E não pus o post ainda, mas dei também um Corolla para minha mãe há 3 anos, claro que usado, mas muito bom.

    Tê-los não tem preço.

    abraços!

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  7. Pois é, eu já li cada história de carros que acharam seus donos que não duvido que um dia possa acontecer comigo. Talvez seja um pouco mais difícil porque não tenho tantos recursos (assalariado!) e os carros estão cada vez mais raros e valiosos. Além de que há neste mercado um bando de especuladores que não tem a mínima paixão pelo carro.
    Sabe uma coisa que sempre lembro quando procuro um Dodge? Que você tem o sonho de achar aquele Charger e o Magnum que foram de seu avô. Minha única possibilidade por enquanto é de pegar um largado, esquecido em celeiro e baratinho. Vai que numa dessas as plaquetas batem com os que foram da sua família...

    Este ano comprei um Opala, 80, bem pé-de-boi, 4 cc, verdão metálico, só pra ir e voltar do trabalho. E te digo: mesmo precisando de um tapa geral, chama muito a atenção usar um carro desses no dia-a-dia. Até estranho quando uso meu outro carro, uma Parati prata.

    Sobre a Belina, ela tá lindona, hein. Sei que aí em São Paulo vocês têm o problema de garagem, mas tomara que não precise vendê-la. Por que não espera dois anos na virada de 2014 bota placa preta nela? Acho um charme esses carros dos 80 que estão ganhando a placa preta.

    Abs,

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  8. Renon, os carros realmente estão fora de preço. Meu último Magnum comprei no Rio Grande e paguei um preço bem mais honesto do que se vê no ML. Eo ponto é: pedem caro, mas não conseguem vender.

    O Opala 80 é bem legal, não sei sua idade, mas eu tinha oito anos quando saiu o Opala 80 e eu fiquei com o rosto colado no vidro do carro do meu pai (o Fusca) olhando para o Opala, que era totalmente inovador. Ainda mais que preserva o painel clássico.

    A Belina, sinceramente, se aparecer um valor decente acabarei vendendo, pois o dinheiro me ajuda a aliviar a compra do carro novo, mas não é nenhuma sangria desatada. Mas ela realmente é muito boa.

    E quanto ao seu Dodge, deseje-o. Um dia você o terá. Veja o caso do meu R/T. conheço-o há 9 anos, ele veio ser meu faz apenas 2 anos.

    Grande abraço meu amigo, valeu pelos comentários! Ah, me manda fotos do Opala - vitalmv@ig.com.br

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  9. Pois é, a internet inflacionou os preços, infelizmente. Meu dodge eu imagino comprar de alguém aqui da região mesmo, ou lá da fronteira do Rio Grande do Sul, onde morei por dois anos e ainda se acha carros em galpões. Tenho um amigo olhando lá pra mim.
    Mas não vai ser por valor estratosférico, não. Primeiro por não ter o dinheiro. Segundo, mesmo que tivesse, existem outras prioridades.

    Te mandei o e-mail sobre o Opala.

    Abs,

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  10. Não vale a pena mesmo gastar uma fortuna nisto. Eu parei, tenho estes e se bobear vou vender algum. Gostei do Opala, bem original. A maioria dos carros 80 já foi desfigurada, infelizmente. Aqui em SP não vejo um destes faz tempo. Passaram de mão em mão até sumirem.

    abs.

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  11. Vital
    Nada mais justo com teu pai o presentão!! Um dinheiro muito bem aplicado é ver a felicidade estampada no rosto de quem se ama!!
    Tenho a mesma opinião do amigo Renon, fica com a Belina e coloca placa preta em dois anos, vale a pena. Um dia os teus dois filhos podem querer fazer o mesmo que tu esta tentando com os carros do teu avô.
    Abraço
    Cuti

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  12. Cuti, caminha para isso mesmo. Já vou cotar 4 pneus novos, alinhar e balancear. Ela é uma delícia de andar, pois o CHT a álcool tem um rendimento bom (não comparemos com os Dodges,rssss...).

    Vou por placas pretas. Ela é de nov/83, ou seja, mais dois anos e já dá.

    abraços!

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  13. Parabéns pelo presente dado ao seu pai. Me lembro quando também dei um carro ao meu (era bem mais velhinho, mas era melhor que vê-lo andar de moto).

    Embora os carros dos anos 80 não me chamem muito a atenção, este está muito bonito. Eu teria sem problemas, rsrsrsrsr.

    Inté.

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  14. Leroi, rsss... Já mandei trocar os pneus.....

    abçs

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  15. olá Vital , faz tempo que não escrevo (por pura falta de tempo) mas venho lendo os posts. Essa Belina esta muito bonita, é realmente uma pena se vc vender pois aos poucos os carros anos 80 estão começando a aprecer mais nos encontros e ser mais respeitados. Eu particularmente gosto muito da família Del Rey, meu pai teve um guia azul metálico escuro ano 86 que era maravilhoso, foi o único carro que eu andei que desceu a serra interia da anchieta com o rádio com a sintonia perfeita e sem cortar a frequência inclusive dentro dos túneis. Alguns meses atrás comprei com meu pai uma santana quantum 1990 gls automática e com teto solar de seu segunda dono. O carro estava um pouco judiado mas muito íntegro, e o bom é que as peças ainda são muito baratas. Precisamos combinar um fim de semana de colocar as duas peruas juntas na estrada, o que vc acha?
    grande abraço, Max.

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  16. Max, do dia que postei a história até hoje já troquei os pneus, encomendei rolamentos e vou trocar o parachoque traseiro, um pouco amassado.

    Resolvi vender por vinte mil Reais. Como ninguém nunca vai pagar nem metade disto, já tenho desculpa para ficar com ela. Falta de comprador, rsss....

    Vamos combinar sim, grande abraço!

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  17. Po, parabéns pelo carro! Eu tenho 1 corcel GL 84 e está parecido com o estado do seu carro!

    O emblema GL encontrei no Mercado Livre. Dá uma caçada!

    Abs

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  18. Achei o link:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209593346-emblema-gl-novo-original-ford-_JM

    Abs e mais uma vez parabéns!

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  19. Varmi, mande fotos do Corcel!

    Obrigado pela dica, comprei. Quando colar posto as fotos.

    abraços Feliz 2012!

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  20. Andei olhando seu carro e esta muito linda a belina. Qual o preço que voce pede por ela?
    Fabio..

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    1. Fábio, me mande um email. vitalmv@ig.com.br que te respondo. abraços!

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