quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Made in USA. Ou será Japão? Coréia?

Em novembro último fui a trabalho para New York, foi minha primeira visita à Big Apple. Como sempre, e para desespero da minha mulher e dos meus amigos, esse doente que vos escreve ficou reparando nos carros.

Esperava ver outro cenário, mas o que temos nas largas ruas são Suburban e seus derivados (Cadillac ou GMC), Lincoln Town Car e seu irmão pobre, o Crown Victoria. O resto são carros japoneses, alguns coreanos e muitas minivans.

No primeiro dia alugamos uma minivan Chrysler e me apaixonei pelo carro, apesar de ser um modelo de entrada, bancos em tecido, tração dianteira. Fato que deu trabalho, pois pegamos neve  me lembrei da propaganda: "Without all WD, is the end of the world. With Dodge AWD, it's just snow!˜.

A ilha de Manhattan é demais, gostei muito e se tivesse que mudar para lá por uns tempos eu iria fácil. Mas por uns tempos apenas. Minha mulher costuma ir regularmente a trabalho, mas é caro demais ir na Pessoa Física e acabo ficando aqui em SP. Ainda mais que viajar de econômica com 2 metros de altura é uma tortura razoável.

O ponto é que os carros americanos não fazem parte da cena. Na volta chamei uma limosine para o JFK. Qual era o carro? Uma Suburban. Fantástica, com teto solar, motor V8 , mas é mais do mesmo. barulho de plástico, espaço mal distribuído.... Pela bagatela de 60 mil dólares americanos. Vi a nota, o motorista e proprietário é um brasileiro. Contou-me que o Town Car não fabrica mais. Muitos carros de luxo estão sendo substituídos pelas grandes SUVs. E os tradicionais cabs por Ford Escape e por peruas Toyota. O fato é que não é necessário ter carro em NY. Estacionamento custa uns 500 dólares por mês... Seguro... Impostos... Mas lá, diferente daqui, o transporte público tem capilaridade, diferente do nosso Metrô, apesar deste ser mais moderno, mais limpo e mais organizado. Acreditem, estamos saindo do terceiro mundo (ou pensamos que estamos)! E Taxi lá é muito barato, diferente daqui, onde uma corrida do meu trabalho até em casa custa perto de cinquenta Reais. Ou seja, trabalhar de Taxi me custaria cem Reais por dia ou dois mil e duzentos por mês. De Metrô custa seis Reais por dia. De carro custa dez Reais de combustível (sem levar em conta o custo do carro, claro) e mais uma dose de paciência no trânsito. Concluindo, quase sempre vou trabalhar de Metrô.  E em NY é muito mais fácil, dada a capilaridade. Enfim, temos muito o que evoluir.

Fiz questão de pegar um taxi Crown Victoria... Acho que um dos últimos representantes do estilo americano puro. V8, câmbio automático na coluna, muito macio. Andei numa Escape também, uma Ecoesport melhorada. Odiei.

Mas esse cenário é peculiar à NY. As pessoas na sua maioria não ligam para carro. É um eletrodoméstico barato de se comprar, caro de se manter.

Vi um antigo apenas, um T-Bird 1966. E alguns low riders. Que, aliás, deram um show a parte no dia do Halloween em Times Square. Vi alguns Charger R/T, um ou outro Muscle Car novo. E quase nada de Hyundai, diferente do que é dito nas propagandas da marca coreana aqui no Brasil.

Falando em Hyundai, ainda resisto bravamente. O mais perto que estou dos carros asiáticos são os meus dois Hondas mexicanos, que não dão trabalho. E para por aí.



Seguem umas fotos. Lugar fantástico.

abçs.









6 comentários:

  1. Vital
    Eu não sou um cara viajado e com certeza não serei, mas concordo com o que tu escreveu. O cenário das ruas americanas reflete o pais desenvolvido que eles são. Como tu bem falou, o automóvel é apenas um eletrodoméstico caro!! O brasileiro é tão ignorante com esta mania de carro novo todo ano, cara, eu chego ter vontade de vomitar em cima de certas pessoas!! Não tem onde morar! Muitos moram de aluguel ou em casas bem simples, mas tem uma porcaria de carro novo na garagem!
    Nós não temos o básico aqui mo Brasil ,mas as pessoas se acham e pensam que moram em um país maravilhosos. Só tem uma explicação para isto, ignorância!
    Abraço
    Cuti

    ResponderExcluir
  2. Fiquei um pouco intrigado quando disse que não viu muito muscle car por lá. Será que na Califórnia é diferente? rsrsrss
    Ainda quero ir em NY.

    Sobre o que o Cuti falou, é o que mais se vê. Faz parte da cultura ter um carrão e casa fraca.

    Inté!

    ResponderExcluir
  3. Vital
    Outra coisa, desfaz este "treco" que tu fez no blog kkkkkkkkkk. Tá mais difícli de postar comentários!!!

    ResponderExcluir
  4. Cuti, kkkk! Não consigo desfazer. Isso e o pior, kkkk! Infelizmente a prioridade aqui é distorcida. Um carro dura tranquilamente dez anos gastando pouco nele. Vejo lugares que o carro custa metade da casa. Não consigo entender isso.

    Leroi, em Manhattan quase não se vê. Só tem táxi, van e carros orientais. Alguns importados alemães também. O cenário deve mudar para o interior.

    abçs!

    ResponderExcluir
  5. sou fã de NYC, foi bom ver que ela continua fascinante!

    ResponderExcluir