domingo, 10 de abril de 2011

Não fique na mão. Mas se acontecer...

Para quem não sabe absolutamente nada de mecânica, vai uma dica. Aprenda, para não ficar na mão. Esse conselho estou dando para mim mesmo, pois não sei o que fazer quando acontece. E carro antigo é isso aí. Pois não é que o Magnum ontem me deixou na mão, perto de casa? Mais precisamente 100 metros. Parou de ir faísca ou gasolina. Um dos dois, aliás praticamente as duas causas prováveis de pane em carro antigo. Ou não vai o que precisa queimar ou não vai o que faz queimar. Ou vai demais o que precisa queimar. No caso do que faz queimar o problema é mais chato, pois envolve conhecimentos básicos de eletricidade. Ou é o módulo, ou o distribuidor, ou um cabo solto,... Enfim, um transtorno geral. Para melhorar eu estou com uma conjuntivite daquelas e sem humor algum, não era dia de sair com o carro. Mas foi melhor dar problema perto de casa do que longe. Menos mal.

Sabiamente segui os conselhos do blog do Museu e .... 333-PORTO. em dez minutos chegou uma prancha Volkswagen e embarcou o nosso amigo de 32 anos confortavelmente em suas costas. E o caminhão sofreu com aquele monstro em cima. Mas foi. O carro amanhã será levado ao mecânico e desmontado para verificar o que acontece.

Moral da história: Por menos de R$ 600,00/ano você tem para o seu antigo uma cobertura de 100 mil para terceiros e direito a socorro mecânico de primeiro mundo: Porto Seguro. Limitado a três vezes, mas sai pra lá! Uma vez basta!

Fica a dica. Não é caro (menos que cinquenta reais por mês) e nos livra de dores de cabeça. O duro foi explicar para a atendente o que era um Dodge Magnum. Ela: "Dakota ou Journey?".

Liguem para a Débora amanhã bem cedo e façam o seu. Vale muito a pena. Terça faremos vistoria no R/T. E mês que vem no Fusca, haja bolso!

Fale com Debora Marques, da Harper (Badolato): 011 2639-4655 ou debora@harperseguros.com.br

 Tratamento de primeiro mundo
 Parou a rua...
Já instalado confortavelmente no caminhão. Nenhum dano ao carro.

Fiz semana passada para o Magnum, e além de ter sido muito bem atendido pela corretora, fiquei mais tranquilo ontem, numa hora chata. Paguem para não usar. Mas se precisarem... 333-PORTO. E ainda ganhe uma visita para o sensacional Museu Dodge. Eu vou levar meus filhos!

Meu pai irá acompanhar o carro amanhã. Quando souber o que aconteceu, contarei aqui.

Abraços!

Vital

13 comentários:

  1. Vitla, a vida não é só alegrias meu amigo. O negócio é seguir em frente, sempre!
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  2. Cuti, você estava certo. Só alguma besteira faz um Dodge parar. Vc não acredita. O cano de cobre da bomba estava frouxo e a gasolina saia por ali, tirando a pressão. Apertou, bateu a chave, andou....

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Vital
    É o que te falei por e-mail, hoje em dia a pressa é que manda. Todo serviço deve ser feito com calma.
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  4. Vital,

    O nosso Dart Sumatra parou também há uns dois quilômetros de casa no ano passado. A causa ?? Bomba de gasolina com o diafragma furado...Meu mecânico deu duas opções: ou pegava uma mangueira e ligava no carburador e colocava um recipiente cheio de gasolina bem alto e tentava fazer a viatura funcionar por gravidade, ou o guincho.
    Tentei a primeira e com a ajuda da minha esposa ao volante foi o suficiente pro bichão ir bem sossegado pra casa...Até guardei ele dentro da garagem, com manobra e tudo !!
    Como vc. mesmo disse, problemas assim com Dodge são raros de acontecer...Mas se acontecerem, que bom ter um seguro que cobre isso !!
    Estou pensando seriamente nessa hipótese, mas num futuro breve, pois agora a cesta de contas a pagar está muito pesada...

    Abração, meu amigo !!

    ResponderExcluir
  5. Marião, é que a desgraça é que moro em São Paulo. Acho eu que na tua cidade basta trancar o carro e jogar um encerado em cima e vir buscar no dia seguinte. Agora vamos fazer um Fuel line novo e trocar a correia do alternador, que se danificou.

    abraços!

    ResponderExcluir
  6. VItal, estou achando que isso é propaganda pra corretora do Badolato...kkkkkkkkk. Ter seguro realmente faz toda diferença. Eu mesmo, só saio com o dart com a bateria do celular carregada e com o número de uns guincheiros gravados, mas isso nem se compara a tranquilidade que é ter um seguro. Estou para ligar para a Débora para fazer a cotação do dart, só estou esperando dar uma aliviada nas contas.....O que eu queria mesmo era aprender mais sobre mecânica, mas mal tenho tempo para andar no carro. Ja me falaram que o Senac tem uns cursos básicos de mecânica interessantes...
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Max, meu amigo! É propaganda mesmo, mas para salvar quem precisa! Cara, em 10 minutos o carro estava na prancha. é uma tranquilidade a mais. Hoje fiz para o R/T também. Fico mais sossegado em pegar uma estrada.

    Se souber mais sobre os cursos me avise!

    abração

    Vital

    ResponderExcluir
  8. Em dezembro, quando decidi fazer minha sonhada viagem de dodge pra casa do meu avo em Minas, procurei que nem louco um seguro desses pra fazer e não encontrei, acabei indo com o GS sem seguro e com a bomba d'agua vazando (ta assim até hoje) kkkkkkkk !!! fui voltei, rodei mais de 700 kilometros e o unico probleminha que tive foi em Aguas da Prata que a boia do babão engripou (problema normal de dodge), como aprendi com o mestre Alaor, tira o filtro de ar, 4 pancadas com a chave de roda na base do babão, pé no assoalho e partida nele !!! tcharam !! parece mágica, foi so voltar o filtro de ar no lugar e continuar viagem !!! :D mas realmente pra quem tem filhos como nós Vital, é a melhor opção o seguro !!! Eu vou fazer pro GS com o Badolato assim que der uma folguinha nas contas aqui de casa que nos ultimos meses estão bem pesadas...

    Abraço

    Edu Coxinha

    ResponderExcluir
  9. Edu, meu primeiro Dodge eu usei até onde deu. Barulho de tucho, dfv vomitão, pois já tinha passado da fase babão, Roda esquerda travava quando eu pisava no freio, radiador duchas Corona, um banho de alegria na garagem. Vazamento de óleo? Pergunta pro Alaor. É recomendável trocar algumas coisas básicas para não ter (ou tentar não ter) dor de cabeça. E reforço, essa é a minha opinião e não uma verdade absoluta.

    Trocar: juntas do motor, bombas de água e de óleo, selos do bloco, módulo de ignição, bomba de gasolina, tubulações de borracha, varetar o radiador. Isso não é barato mas te minimiza problemas. Lógico que ainda pode acontecer, aconteceu comigo. Mas depois da fase de ajustes, o carro fica bom por muito tempo. Trocar também cabos de velas, velas, bobina e válvula termostática. Claro, verificar o estado das bombas dágua e de óleo para ver se estão boas. O resto é mais barato. revisar a dfv, ver estado da bóia. Eu troco a bóia e o kit todo. Acha-se ainda coisa boa por aí.

    Precisa fazer isso tudo de cara? Vai de cada um. Fiz para o R/T (que nunca deu um problema sequer) e fiz parcial no Magnum, pois já tinham trocado bastante coisa. O Fart Branco se arrastou até o desmonte, mas acho que gastei mais picado do que tudo junto no R/T ou Magnum.

    Revisar freios: flexíveis, cilindro mestre, burrinhos, pastilhas e disco.

    Acho que tudo isso sai uns quatro mil Reais e pode ser feito aos poucos. E se o motpr estiver bom, o resultado é um Dodge novo.

    Olhar também a suspensão. Nosso amigo Alaor já deve ter feito isso no seu carro. E faz muito bem!

    O seguro é um conforto adicional se tudo isso ainda não der certo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Então, o GS passou por uma revisão boa antes de vir pra casa, o Alaor fez, embreagem, freios, suspensao, bomba de gasolita trocada, trocou as buchas do trambulador do cambio por PU... agora antes de viajar o bura foi todo revisado e feita troca das velas e cabos de vela, agora ta pendente toda a parte de refrigeração do motor, radiador, bomba d'agua, selos... mas isso é pro proximo estagio ! o veinho ja revisou a bomba d'agua e disse que não ta pra morrer não, da pra ir usando ele assim, os rolamentos não estão nem fazendo barulho ainda, é so ir repondo a agua e beleza !:D Mais pra frente vou revisar toda esta parte também ! Afinal, dodge de pai de família que anda com as crianças tem que ta em dia ! hehe !!

    ResponderExcluir
  11. Vital e Edu, o Alaor deve ser um mecânico muito bom. O meu mecânico também é nota 10, só que ele começou a importar carros antigos para restaurar e revender e com isso esta cada vez mais difícil conseguir encostar o dart na sua oficina. O Alaor é de São Paulo? Tem como vcs me passarem o contato dele? No momento não tenho quase nada para fazer no carro, ele acabou de vir de uma bela revisão, mas futuramente gostaria de revisar outras partes..
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Max, eu estou sem o telefone dele mas vou pedir para o Vinícius e te mando! Ele é muito bom!

    ResponderExcluir
  13. Vital, muito obrigado, não dá para levar o carro em qualquer mecânico... com uma referência vindo de vc fico tranquilo.
    abraço.

    ResponderExcluir