terça-feira, 10 de julho de 2012

Tudo é uma questão de manutenção.

Carros são máquinas, apesar de tratarmos as vezes como brinquedos de gente grande, personificados. Opção de cada um.

Mas, o que interessa, é que toda máquina precisa de uma manutenção detalhada. Quando falamos que um carro é velho, superado, isso pode ser até uma vantagem. São de simples entendimento e de simples manutenção. A Belina GL ferveu no ensaio da Quatro Rodas semana passada. Ao subi-la no elevador, constatamos que, além de não existir qualquer vazamento de óleo ou água, as buchas do trambulador estavam em péssimo estado. Uma vez que estava no mecânico, usei minha tradicional frase (e que me custa depois...): "faça o que deve ser feito". A Bomba estava com suas pás já bem corroídas, e era original de fábrica! De quebra troquei a de combustível também.

Bomba d'água zero, válvulas novas, revisão nas mangueiras e limpeza do radiador, trocaram também as buchas do trambulador. Foi como se o carro renascesse das cinzas. Engates precisos, algo que nunca presenciei no carro, já que veio parar em nossas mãos com 17 anos de idade.


Moral da história: Com 200 Reais em peças o carro ficou muito bom. E no teste na garagem, a água parou de borbulhar no radiador.

Carro não quebra a toa, nós o quebramos por falta de manutenção.

Detalhe: preciso trocar a bobina também. Ainda original Motorcraft. Cabos, rotor do distribuidor, tampa do distribuidor... carburador... Tudo novo.

Abraços!


4 comentários:

  1. Aee Dr. Vital !!!

    Cara, posso andar sumido, mas não esqueço dos amigos !!! Cara qual 4 rodas que sairam as reportagens do magnum e da belina ????? Fiquei sem acessar o blog por um tempo e acho que perdi essas hein ??? Queria comprar !!!

    Meu pai também trabalhou na Ford de 84 até 2010, sei bem o que é ver o logo oval pra tudo que é lado em casa kkkkkkkk !!!! Este mes fiquei feliz, meu pai tem um Escort Hobby 1995 único dono, pegou ele zero e ta com ele até hoje, ele ia vender pra comprar um carro novo, mas este mes tive a feliz notícia de que ele financiou uma parte e pegou um Voyage 1.6 0km e NÃO VENDEU O ESCORT !!! Ja falei pra ele que esse carro eu e meus filhos vamos cuidar pois foi o único carro 0km que conheci na vida em nossa família até 2 semanas atras quando troquei o Uno 2004 por um Siena novinho em sociedade com o Banco Safra !! kkkkkkkk !!! Vou tentar tirar umas fotos do Hobbinho esse final de semana e te mando, o carro é bacaninha, e nessa época como ele trabalhava la e tinha amizade com muita gente, a galera caprichou na pintura com mais mãos que o normal, colocou mais material de vedação no carro dele, nessa época dava pra acompanhar o carro na linha de montagem para "caprichar" pros funcionários que eram amigos rsrsrsrs....

    Abraço

    Coxinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Coxinha! Magnum saiu esse mês, corre que só fica nas bancas até dia 20. A Belina deve sair no mês que vem, se confirmarem.

      Que bom que ficou com o Hobby, é muito legal manter carro com história. E quanto a sociedade com o Safra, é isso mesmo, as vezes precisamos do sócio para alcançar, rsss... . manda foto para eu por aqui.

      Excluir
  2. É isso Vital, e com esse seu cuidado na manutenção mais um carro se conserva para contar a história da indústria automobilística nacional.

    Pena que a própria indústria não se mostre interessada, mas ao menos alguns abnegados se incumbem.

    Mais uma vez parabéns.

    Abraço.

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Reinaldo! Alugue um Charger R/T aí e depois me conte...

      Excluir