quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Experiência dos cabelos brancos...

Reformei ou ajustei poucos carros em minha vida. Os que tenho, praticamente. Mas todos foram feitos em uma oficina comum...

A diferença é que os profissionais que nela trabalham (ou trabalharam) têm tanta familiaridade com os carros antigos que a execução fica trivial para eles.

Vamos a a lista:

Raul: vidraceiro, acabamentos internos. Nasceu em Portugal, aprendeu a trabalhar lá. Exerce a profissão no bairro há mais de 50 anos. Está hoje com 81 anos. Ele está montando os vidros e as máquinas de vidro. Muito meticuloso, montou muitos Dodge e outros importados, que na época eram comuns. Ele mesmo teve um 1951, que entregou ao ferro velho nos anos 60. 

Zé: funileiro desde 1970. Apanhou muito neste mesmo ano de 1970 para ajustar um Dart 70 batido de frente. Sabe todas as manhas para ajustar a carroceria dos carros. Foi quem refez meu VW 1500. Hoje é meu amigo pessoal. Sem ele não teria feito nada do que foi feito até agora.

Albino: O vovô da turma. 87 anos. Tapeceiro. Ele arrumou o banco do meu fuscão. Infelizmente não tem mais firmeza nas mãos, vai lá apenas para passar o tempo. Fez muita capota de conversíveis, tetos de vinil... Tudo com sua máquina de costura, ainda na oficina.

Nenê: É o melhor pintor que conheço. Foi quem pintou meu VW e agora o Dart. A sua exigência faz com que seu trabalho beire a perfeição. Meu VW prova isso e o Dart também. 

Carmo: foi pintor na antiga Pereira Barreto. Ele refez a pintura da faixa para baixo no Magnum.

Carlinhos: Tapeceiro. Fará as almofadas de porta estilo Charger, que este carro tinha como acessório.


Sem estes senhores, a parte de funilaria e pintura dos meus carros não seria o que é.

Para finalizar, minha gratidão a eles. Fazem com amor, dedicação... E o trabalho aparece.

E fica a preocupação. Não vejo profissionais deste tipo se formando hoje em dia...



 Da esquerda para direita: Nenê, Raul e Albino, lembrando como era o bairro nos anos 70.
  Da esquerda para direita: Nenê, Raul e Albino. Raul limpando as pestanas e a lateralzinha interna do Dart.

  Da esquerda para direita: Nenê, Raul e Carlinhos


3 comentários:

  1. Vital,

    Sorte sua conseguir dispor de um dream team desses!

    Será que o Nenê aceitaria orçar a pintura do meu R/T 72? Preciso desenvolver alguma alternativa.

    Estou nos EUA por esses dias; em qual dia de semana que vem podemos almoçar? Só não posso na segunda.

    Abraço!

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sexta é um bom dia. Falamos no seu retorno, me ligue.

    ResponderExcluir