quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dodge Dart Coupé 1973 branco Ipanema - decisões de projeto

Sempre tive vontade de ter um Dodge diferente, um pouco fora do original, do meu gosto...

Então pensei muito e tomei algumas decisões:

1 - O carro continuará com suas rodas alargadas na traseira. Para isso comprei do Demarco um jogo 235/60/14 para a traseira e um 225/60/14 para a frente. Altura original, como gosto. Frente alta, bunda mais baixa.

2 - Pagar uma nota para reformar um radiador muito ruim já, com a tampa estanhada e bem amassada fez com que eu optasse por um novo USA, de alumínio, que não exige nenhuma modificação no carro. Mas guardarei o original para uma restauração futura.

3 - O velho alternador WAPSA ficará guardado cuidadosamente. No lugar vou colocar um Powermaster novinho, tentando encontrar um na cor preta.

4 - As tampas de válvula serão Mopar Performance, pretas. Claro que as azuis serão cuidadosamente guardadas, juntamente com as cromadas que vieram no Magnum;

5 - O coletor será um Edelbrock Street Master, gentileza do meu amigo Vinícius;

6 - O carburador será um 4jet 600 Holley, também presente do meu amigo; O filtro será um cromado Summit.

7 - Cabos MSD pretos;

8 - Distribuidor e platinados irão para a estante. No lugar um kit Mopar novo, Demarco;

9 - Embreagem nova USA, Demarco;

10 - Rodas rallye pretas, com copinho central do Charger 1973 (igual do SE, porém cromados). Sem sobrearos;

11 - abafadores Flowmaster;

12 - Comando Edelbrock 270/270 para deixar um pouco mais esperto;

13 - Relógios debaixo do painel. O novo alternador exige voltímetro. Tudo sem estragar a originalidade do Dart.

14 - O painel voltará a ter o rádio AM Chrysler de 1973, porém terá um som "top de linha"da época: um Pioneer KP 500 sem uso, vindo de BH.

15 - O volante permanecerá o original do carro.

16 - O tapete de borracha dará lugar a carpete USA.

Enfim, muitos puristas não vão gostar, mas já tenho dois Dodge originalíssimos e resolvi ter um mais modernizado. Vai ficar do meu gosto. 

O resto será exatamente como manda a cartilha. O motor azul, faixas pretas paralelas na lateral originais do ano, lanternas do 1973 novas.... frisos já restaurados, principalmente o da caixa, que é reto... grade bipartida do ano, nova...

É a minha última investida em carros antigos, não pretendo fazer mais nenhum e nem comprar mais nenhum. Aposento em grande estilo, com meu carro favorito: o Dodge Dart Coupé Branco.

Termino a minha coleção com um R/T e um Magnum muitíssimo originais e um Dart um pouco mais nervoso.



6 comentários:

  1. Aprecio as suas modificações. Gosto muito do original, respeito muito quem consegue assim manter, mas como não somos colecionadores xiitas vale fazer um carro mais com a nossa cara.
    Parabéns pelo Dart e espero que fique pronto logo.

    Inté!

    ResponderExcluir
  2. Vital, Muito Legais as Atualizações que serão feitas no seu Dart,mas uma Dúvida os Radiadores USA Não Requerem uma Bomba D'água Hi Volume, Porque a Entrada é do Outro Lado do Radiador ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruann, esse pelo que entendi não requer adaptações... Melhor que reformar a ratoeira velha que era o meu radiador...

      Excluir
  3. Externamente o Dart vai ficar bem original, exceção aos pneus. Gosto dessa fórmula, aparência bem original e certas atualizações mecânicas: meu Maverick é assim.

    Definitivamente não vejo nada de errado com isso, mesmo meu Opala Gran Luxo tem uma atualização, o motor 4100 agora é 250S.

    Que fique pronto logo, divirta-se muito com ele.

    Abraço.

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir