sábado, 30 de junho de 2012

Ford Belina 1975 do Dr Morais - e Meu Magnum na Quatro Rodas de julho




 Ao lado do Renault da frota da editora Abril
 Na Av. Faria Lima

Fotos internas





Desde criança sou leitor da Quatro Rodas. Tínhamos um vizinho, o Dr. Morais, que tinha todos os exemplares desde o lançamento. Esse homem foi um das melhores pessoas que já conhecemos até hoje. Engenheiro Civil formado na Politécnica nos anos trinta, um dos trinta primeiros brevês do Estado de São Paulo, o Dr. Morais era um homem muito inteligente e dono de uma bondade como nunca vi.

Foi o responsável pelo projeto do galpão da fábrica do meu avô. Era apaixonado por carros e aviões, e com muito carinho e orgulho guardo aqui parte de seus livros, doados a mim por sua filha, quando venderam a casa, vizinha de muro com a minha.

Ele tinha alguns carros, mas sua paixão era a Belina 1975 cor de cobre que meu pai tirou para ele na Ford. Ela tinha rodas de Corcel GT, lembro-me como se fosse hoje.

Muitos dos kits plásticos de montar que tive durante a infância foi ele quem me deu. 

Em 1991, quando entrei na Escola Politécnica, contei a ele com muito orgulho. Infelizmente ele já estava muito doente, com Mal de Alzheimer, e não sei se entendeu. Apesar de sessenta anos mais velho do que eu, posso dizer que foi um grande amigo que tive. Aprendi a desenhar em perspectiva ainda bem novo, com seus ensinamentos. Em 1992 ele nos deixou, mas todos nós sempre pensamos nele com carinho e saudade.

Esse post é para ele. Com certeza compraria a Quatro Rodas na banca (nunca assinou) e veria o meu carro na revista. Tenho certeza que ele ficaria muito feliz! E depois de ler, como sempre fazia, emprestaria ao meu pai.

O carro está nos "Grandes Brasileiros", reportagem do nosso amigo Bitu, e ficou muito boa. Indicação do meu amigo Buzian. Comprei algumas cópias para os meus filhos. Coincidentemente é um carro igual ao testado pela revista no final de 1978, exceto pela transmissão manual de 4 marchas ( o da reportagem era automático).



Ao Dr. Octávio Guedes de Morais (1910-1992), que gostaria muito de ler essa reportagem. E não podemos deixar de citar a Revista Quatro Rodas. Ter um carro na revista é um sonho para uma criança que cresceu lendo as reportagens e testes dos carros que tanto amamos.

Vital


Reportagem - e o carro embaixo da revista.

E a reportagem do lançamento, no final de 1978. Já tínhamos o nosso 88324 na ocasião.



5 comentários:

  1. Muito bom Vital!

    Cara, bonita homenagem ao Dr. Octávio, não o conheci mas já gosto dele.

    Grande abraço.

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era um sujeito muito legal. Quando nos encontrarmos de novo, pergunte sobre ele ao meu pai. grande abraço!

      Excluir
  2. Vital
    Ótima postagem, particularmente gosto de histórias que envolvem as pessoas, no caso, do senhor Octávio e tu. Muito bacana.
    A reportagem na 4rodas então? Nem se fala. Vou comprar um exemplar!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cuti. O Dr. Morais era um excelente amigo. A estante de livros dele, daquelas dos anos 40, foi reformada e hoje guarda os meus livros. foi sem dúvida um cara e tanto.

      Mês que vem parece que sai mais um, mas desta vez a belina II.

      abraços!

      Excluir
  3. Apesar de ter vários exemplares da quatro rodas, nuca gostei dessa revista q sempre deu opiniões contrárias sobre Dodges, Galaxies e outros carros grandes. Q por exemplo nessa do lançamento do Magnum esculachou seu estilo dizendo q é rebuscado demais.
    E assim sempre fazia com carros grandes. E tenho em mãos vários e vários outros exemplos. E viva os Dodges!

    ResponderExcluir