domingo, 10 de junho de 2012

VW Variant II 1978 RL-6540

Hoje a tarde passei na casa do meu pai, e como de costume, ele tirou mais um monte de coisas dos seus arquivos. entre elas, muitas fotos antigas dele, em diversas épocas da sua vida. No meio, alguns negativos muito interessantes, e claro que tenho um scanner apropriado para slides e afins.

Os negativos são de 1979, achei uma foto do meu primeiro dia de aula na 1a série, na nossa casa. Olha só a mala escolar! E o Passat 76 ao fundo.

 Um bom aluno

    Saudades desta época... Tudo está igual, exceto a cor da parede e a TV.

Rara foto dos primos juntos.


Olhando atentamente para o tesouro, reconheci o contorno da Variant, o carro da tia Licia. Irmã mais nova do meu pai, ela era sem sombra de dúvida a tia mais legal que já tivemos. Vale dizer que ela sempre morou fora de São Paulo, e até fora do estado, o que sempre limitou o nosso convívio. Tanto que pouco tivemos contato com nossas primas, exceto em algumas raras férias. Na verdade, duas. 1980 e 1986, ambas na chácara dos meus tios. Alias, férias inesquecíveis. A tia Licia era sem dúvida uma mulher especial. Lutadora, animada, sempre acordava cedo para caminhar. Nunca deixou de ligar num aniversário meu ou do meu irmão. Super mãe, super avó, super esposa.


Olha só um Dodge!





Tia Licia, eu e a Beatriz 



Da esq para dir: Bia, M.Fernanda, meu pai, Otaviano e eu.
Tia Licia, com 37 anos na época.


Era também uma pessoa incansável. Em 2003 soube que ela estava muito doente, e acompanhei a sua luta até o final, em 2008. Nunca a ouvi reclamar de qualquer coisa, a vontade era tanta que prolongou a sua vida por cinco anos. Mesmo muito debilitada, veio em casa conhecer meus filhos recém nascidos. E também ao aniversário de um aninho deles. De onde ela estiver, fica aqui toda a minha consideração e todo o meu amor, sentimos a sua falta.

A chácara era um lugar muito bacana. Meus tios a inauguraram em 1979 ou 1980. Eu não lembro direito. Era uma casa bem rústica mas muito aconchegante. Havia dois lagos bem perto, e pescávamos nele com baldes e migalhas de pão. Não havia asfalto naquela época (não sei se hoje tem, faz mais de 25 anos que não vou lá, a casa ainda pertence as minhas primas), e a valente Variant II, nova na época, cortava aquela poeira com minha tia ao volante. Eu gostava daquele carro, era muito bonito e luxuoso. Era uma Brasilia evoluída, na verdade. Mas para nós era a sensação.

Em 1983 minha tia trocou a Variant II por uma Belina 1983 0 km, que ficou por mais de uma década na família.

As fotos foram tiradas no começo de 1979, na Escola de Agronomia Luiz de Queiróz, em uma viagem que fizemos os três: meu pai, Otaviano e eu. Bem na ocasião que meu pai completou 40 anos.


abraços a todos!


10 comentários:

  1. Vital meu velho !

    Cara,nada como encontrar fotos da nossa infancia e poder voltar no tempo nas recordações... Tb tive uma infancia maravilhosa no interior, meu Avo em 1986 voltou de Santo André pra o sul de Minas de onde nossa família se origina e foi morar e tomar conta de uma Olaria de tijolos de um sobrinho dele, todas as minhas férias eu ia passar la !!! Foram momentos incríveis brincando com primos e com filhos dos empregados da ceramica que moravam no fundo... nunca vou esquecer !!! Agora por falar em Variant II estes tempos atrás entrei numa loja de carros aqui perto de casa pra fotografar um Magnum que um senhor guardava la e do lado tinha uma Variant II cinza zerada !!! Restaurada nos mínimos detalhes !! A muito tempo que não via uma !! Elas desapareceram !

    Abraço

    Coxinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coxinha, fazia muito tempo que eu não via essas fotos. Uns 30 anos... E Variant II ao vivo faz tempo tb...

      E o seu blog ????


      abraços !

      Excluir
  2. Muito legal Vital! Gostei de ver o Polara quase ZERO KM! Igualzinho ao meu...

    Abraços.

    http://dodgefever.blogspot.com.br/
    http://dodgefever.forumeiros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, eu nem sonhava que tinha essa foto. Lembro da época, mas desconhecia a existência dos negativos. Quando vi o Dodge ali, resolvi fazer o post, kkk!

      abraços!

      Excluir
  3. Grande Vital !!!

    Essa fotos são antigas, hein ???
    Do tempo em que tu cabia dentro do porta-malas de uma Variant II, hahahahahah !!
    Eu curti MUITO as primeiras imagens...Também tive uma mala igualzinha a tua, da Primícia, e também ganhei de presente para a primeira série...E as coincidências não param por aí: em casa a primeira TV colorida foi justamnete uma Philco-Ford idêntica a tua, bons tempos de seletor trac-trac e esperar uns 5 minutos até a imagem aparecer...Corria pra ver Speed-Racer no Canal 4, TV Tupi !!!
    Sobre os nossos parentes que já estão no andar de cima, também sinto saudades de muita gente...Como é bom saber que nossas vidas foram tão ricas em experiências, meu caro !!
    Feliz de quem viveu tudo isso...
    Grande abraço direto do Sul, meu camarada !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buzian, valeu pelo comentário, esta semana estou em NY e vou tentar achar um dealer para namorar os máquinas daqui. Essa TV escorregou de cima da outra e se espatifou, mas deu reforma ainda. aguentou até 1988... acredita nisso?

      abcs

      Excluir
  4. Bacana os relatos. Agora, a mala me parece bem antiga, já que no meu tempo já era mochila (garoto novo).

    Inté!

    ResponderExcluir
  5. lindas lembranças, legal revivê-las, parabéns!

    ResponderExcluir