domingo, 11 de março de 2012

Um ano de blog e Dodge Journey R/T

Dia 6 completou um ano que escrevo o meu blog. No começo as histórias eram muito mais focadas nos carros da minha infância, depois migraram para os meus carros de coleção.... Neste um ano acabei conhecendo bastante gente do meio através do blog. Agradeço a todos que visitam, tanto aqueles que comentam como aos que não comentam. 

Esse começo de março fui buscar meu primeiro Dodge zero, uma Journey R/T. E confesso que tive uma certa decepção, não com o produto, mas da maneira que nós brasileiros somos tratados. No dia da entrega o carro apresentou um problema, acho que no sistema de som, bem no momento da entrega. Problema detectado pois o banco traseiro estava travado e ninguém na concessionária viu isso. 

Resumindo, perdi o dia inteiro de trabalho esperando uma solução, que não veio no mesmo dia. Até aí tudo bem, qualquer máquina pode falhar, mesmo um Dodge. O ponto é como as concessionárias tratam o problema. O que entendo ser correto é que deveriam ter visto isto antes da entrega. Mas já que aconteceu, deveriam ter providenciado um carro para meu uso, sem custo. Ou até trocar o carro. 

Depois de um certo estresse, a reclamação chegou à Chrysler, que gentilmente me emprestou um carro igual, da frota da empresa. Sem custo algum e com seguro total. Daí meu humor melhorou, e muito. O Dodge Journey é um excelente carro. Fui fazer meu tradicional passeio na Rodovia com meu pai, fiquei impressionado com a resposta do novo propulsor V6 Pentastar. O carro é muito rápido, seguro e confortável. Por dentro, a tecnologia deixa os "melhores e mais fantásticos SUVs, campeões em 14 mercados e em todo mundo" para trás. Suas linhas retas são modernas, se comparadas aquele formato de gota d'água, o tal do "design fluido".

Uma semana depois minha Journey era entregue em casa, de plataforma. já com o problema sanado, mas....   sem gasolina. Nesta semana tivemos aquela grande palhaçada do sindicato dos transportadores de combustíveis. Incrível como o sistema é vulnerável, São Paulo parou, a gasolina secou em quase todos os postos. Eu sou precavido, meus outros carros estavam com o tanque quase cheio, numa noite saí e achei um posto (4h da manhã!) e abasteci o Honda e o Renault do meu pai.

Mas a Journey veio sem a gasolina necessária para uma eventual procura mais longa por combustível. Voltei aos tempos nos quais eu tirava gasolina do Fusca do meu pai para abastecer o meu carro. Manqueira e galão de plástico. Coloquei 5l na Journey sem derrubar nada na pintura. Na mesma noite liguei para um posto conhecido, "chegou gasolina, mas corre!". Consegui completar o tanque! Os 80 l! 


Estou gostando muito do carro, e é incrível como o pessoal gosta de Dodge! Todo mundo repara, elogia as linhas, o ar esportivo.... Meus amigos que possuem Hyundai ficam procurando defeitos, tudo na brincadeira, mas realmente não dá para comparar. Dodge tem a tradição de ter uma engenharia a frente do seu tempo. Incrível como estão vendendo Journey! Sem campanha na TV, sem marketing agressivo.... sem barulho algum. Vejam que potencial mal explorado, como o grupo Chrysler - Fiat perde oportunidade. 

As vendas de Freemont alavancaram a  da Journey, pois esta é superior em cavalos. A Fremont tem o mesmo luxo, porém com o motor utilizado na Journey americana básica. As pessoas percebem e acabam comprando Dodge.


Seguem umas fotos.

abraços e obrigado a todos amigos neste um ano de blog!


Vital

Fotos 1, 2 e 3: o carro da frota da Chrysler.

fotos 4, 5, 6: o meu carro, na prancha.

foto 7: a Dodge emprestada indo embora de caminhão!











21 comentários:

  1. Vital, eu dirigi uma Jorney V6 e não achei muito empolgante. Mas não era esse novo V6. Mudou muito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leroi, a diferença entre a anterior (a minha, 2,7 litros, 185HP) e a atual (do Vital, Pentastar 3,6 litros, 280HP) é de 95HP, muito grande. Pelo que sei a atual é mais econômica que a anterior e que a Freemont (2,4 litros 175HP), além de andar muito mais.

      O interior foi completamente remodelado. No mais é basicamente o mesmo (ótimo) carro, estou muito satisfeito com a minha, que tenho desde novembro de 2009.

      Abraço.

      Excluir
    2. O motor de fato mudou muito, 95HP é muita força. Sobre a que eu dirigi, que deve ser similar à sua, acho que em partes foi pq era automática. Mas o carro em si é muito bom, além de bonito. Trocaria no meu Megane sem receio, kkkkkk.

      Excluir
  2. Leroy, o anterior era 2,7 175 hp e esse é 3,6 280 hp, é mais potente...

    abçs

    ResponderExcluir
  3. Vital,

    parabéns pelo primeiro aniversário do blog. Lembro quando o descobri, gostei muito e passei a seguir. Vida longa ao Dodge e outras histórias!

    É curioso como fazemos amigos a partir dessas novas mídias sociais, alguns demoramos a conhecer pessoalmente, mas parecemos velhos amigos.

    A Journey está sozinha em sua classe de preço, não há nada comparável em termos de conforto, desempenho e qualidade. Basta apenas que a Chrysler saiba aproveitar isso, pois noto a Huyndai abusar da inteligência dos consumidores com seus "melhores carros de todos os tempos de todas as galáxias" sem que nenhuma das concorrentes contra-ataque.

    Abração.

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Reinaldo, falou tudo. Obrigado pelo blog, concordo com você quanto aos novos velhos amigos, rssss... aliás temos que voltar ao Juruna. Buscar o resto das coisas.

    Quanto à Journey, hoje peguei Bandeirantes com ela, mas sem acelerar, ela fez uns 11 km/l, o que considero bom. A sua também é econômica na estrada, para as duas depende do pé do dono.

    Grande abraço, parabéns pelas evoluções do 72!

    Vital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 11 Km/l é ótimo. É o que eu consigo com meu Megane, 2.0, bem inferior.

      Excluir
  5. Parabéns pelo blog, e bela escolha para seu carro 0km

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, obrigado por acompanhar! abraços Vital

      Excluir
  6. Vital meu amigo! 1 ano ja?? parabens!!! e eu que to com meu blog abandonado? Faz muito tempo que nao consigo postar nada la!!! kkkkkk!
    Quanto a Journey e impressionante a quantidade delas que vejo por dia ali na regiao da berrini! Ta vendendo muito mais que a irma Freemont da Fiat!

    Abraco

    Coxinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Edu! As coisas estão corridas mesmo! A Freemont não vale a pena na minha opinião. Tinha que ser muito mais barata. 10 paus não compensa.

      abraços, atualiza lá...

      Excluir
  7. Parabéns pela excelente aquisição!!!
    Ela em branco ficou demais!!!

    Abração...

    ResponderExcluir
  8. Valeu Cajú! O branco fica legal mesmo, sou suspeito para falar, já que o Dart branco para mim é O CARRO, rsss, abraços e obrigado pela visia!

    ResponderExcluir
  9. Amigos ,Primeraimente,Parabéns pela iniciativa deste BLog.

    Andei em uma Journey 2009/2010!
    Adorei o Carro,só estou preocupado mesmo com a Mecânica?
    Quero compra-lo,mas preciso saber se a mecânica dele é muito cara ,e se dá problema ?

    Muito Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  10. Vital e Amigos boa tarde, estou pela primeira vez no blog, pois buscava informações sobre a nova Journey.
    Fiquei realmente empolgado com o carro, pois já havia passado pelas concessionárias observando a Capitiva e Santa Fé e não me animei, mas após me decidir pela Jorney confesso que fiquei preocupado, pois vi alguns comentários na web criticando severamente os freios da Journey.
    Por se tratar de um item vital na segurança de qualquer veiculo gostaria de uma opinião de vocês que tem bastante vivencia nessa área, pois não me sinto confortável em decidir pela compra sem uma segunda opinião.

    Muito obrigado e parabéns pelo blog.

    Att
    Osvaldo Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Osvaldo, posso falar pela minha e a do meu amigo tirada na mesma época, não deu problemas de freios. Dizem que algumas apresentaram este problema, mas eram do modelo anterior.

      Obrigado por ler o blog.

      abraços.

      Excluir
    2. Obrigado Vital

      Agora vou entrar na fila de espera das revendas Dodge

      Abraço
      Osvaldo

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  11. Fala Vital, Pessoal do blog,
    Tenho pesquisado demais sobre o Journey e tenho falhado miseravelmente em encontrar algum automovel do mesmo segmento que ofereca o mesmo custo-beneficio. O que me deixa relutante sobre a compra sao os relatos de alguns proprietarios sobre problemas com freios, disco empenando. Voces podem me falar da experiencia de voces? Que problemas voces tiveram? Desde ja muito obrigado e boa sorte com os seus automoveis. Abraco, CANU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canu, desculpe pela demora. A minha é 2012 e não tive nenhum tipo de problema. O problema de freio era da geração anterior. Não tenho o que reclamar da minha. abcs

      Excluir
  12. Tenho uma Jorney 2010. É realmente um excelente carro em vários aspectos. Vou falar um pouco dos positivos (que me levaram a comprar) e dos negativos.
    Positívos: o carro é cercado por um santo antônio (barras de proteção entre a fuselagem pra evitar o esmagamento dos passageiros), tem 8 airbags, 7 lugares, o porta malas dispensa comentários, mesmo o 2010 tem um motor excelente, super confortável para viagens longas.
    Problemas: sim, o freio é um problema na Jorney. Houve um recall inclusive (fiz na minha) no entanto o problema sério mesmo é que as pastilhas de freo vão embora rápido demais e são extremamente caras na concessionária (eu consegui, mas é difícil achar originais fora da concessionária e mesmo assim não são tão baratas). A manutenção é cara, para se ter uma idéia, para trocar a bateria é necessário leva-la a concessionária (ou oficina comum se tiver coragem) para tirarem o paralamas pois a bateria fica escondida nas entranhas do carro. O pneu que vem com o Jorney 2010 é péssimo para o propósito do carro. Acabam rápido, realmente rápido. Só parei de ter problemas de desgaste de pneus quando um amigo mecânico de concessionária me indicou o Pirelli Scorpion. Bom, a outra grande desvantagem é o preço de revenda. Bem ou mal o Jorney tem um ótimo conjunto de acessórios e você ver seu carro sendo avaliado em 37 mil reais (isso mesmo, as concessionárias do Rio estão avaliando nisso) chega a ser um insulto.
    Na minha opnião vale a pena comprar o Dodge, mas você tem que estar bem de grana pois o carro exige um pouco. É uma pena a Fiat ter jogado o Freemond no mercado e não ter fortalecido a marca Dodge que tem tanta tradição.

    ResponderExcluir