segunda-feira, 18 de julho de 2011

"E esse R/T? Qual o problema deste R/T? Entrou para fazer uma revisão e não fica pronto nunca!"

Como diria o seu Alfredo, chefe da oficina da Ibirapuera Veículos, no sensacional "Roberto Carlos a 300 km/h".

Eu sempre gostei de Dodge Charger R/T. Cresci andando num vermelho 1974, o que definitivamente ficou na minha memória. Para encurtar a história, lembro-me muito pouco dos R/Ts pré 73. Os poucos que vi já estavam bem descaracterizados ou eram LS. Não gostava da grade, achava a dos "modernos"muito mais bonita. Não me lembro de ter visto nenhum R/T 71 nas ruas. Nos meus 39 anos de vida.

Até que, no início da década passada, comprei o DVD da recém relançada filmoteca do Rei. E não sei como ainda não furou, de tanto que assisti nestes dez anos!

Adoro esse filme, adoro a Ibirapuera veículos, adoro Moema e os demais locais nele registrados. Eu estudava há 50 metros da Cidade Dodge, próximo ao Largo de Moema. Lá foi a loja na qual meu avô comprou o R/T zero, depois da frustrada tentativa de comprar um Landau, devido ao péssimo atendimento no revendendor Ford, que aliás continua.

O meu R/T 76 é um carro único, tanto pela sua conservação quanto pela originalidade. Mas precisava de uma revisão, pois já se foram quase dois anos desde que revisei. Besteiras, troca de óleo, reapertos, e um barulho chato numa peça que já esqueci o nome.

Não tinha lugar na oficina. O R/T 71 de um amigo estava ocupando lugar, pronto para ser entregue, mas o dono estava viajando. Resultado: trouxe o 71 para casa e o 76 ficou na revisão.

Até minha mulher comentou: "Esse carro realmente é bonito. Você comprou, fale a verdade."

Quem me dera. Um carro destes custa muito mais que qualquer Dodge, dada a sua raridade e a sua fama.  São poucos os sobreviventes. R/T 71 conheço alguns:

- abacate do Lincoln
- boreal do Badolato
- boreal de Belém
- cinza do Badolato
- abacate de arrancada (não lembro o nome do dono)
- boreal do Badolato (está vermelho com bancos brancos)
- boreal do Gustavo (desde zero do pai dele, com faixas de 72 da concessionária)
- boreal do Carlão de Jundiaí
- boreal do meu amigo
- um que vi no Mopar Nationals, acho que em 2007.

Só me lembro destes dez carros. 1972 também são poucos.

Ou seja, quem tem, tem, quem não tem não basta ter (muito) dinheiro. Precisa aparecer um para venda. E vi poucos mudarem de mãos desde que entre neste mundo de Dodge. A maioria deles foram comprados pelo Badolato, dois para restaurar (pick up !!!) e um impecavelmente original, capítulo do livro "Dodge Histórias de uma coleção".

Já os carros de 74 a 79 sempre aparecem. Tem de tudo. Do mais impecável ao projeto de restauração.

Hoje tirei umas fotos, é a última noite do carro aqui comigo. Amanhã cedo ele já vai embora, deixando saudades em todos os moradores do meu prédio.

Reparem como o R/T 71 é lindo por dentro e por fora. O painel é, de longe, o mais legal. Os bancos... O volante de madeira e alumínio... As faixas... Enfim, mesmo com a importação em alta, eu pagaria o valor de um destes, é a nossa memória nacional. Adoro os Mopars USA, mas não me lembram em nada da infância, exceto pelos carrinhos Matchbox.

E amanhã, se tudo der certo, meu 76 estará aqui, pronto para rodar.

Grande abraço!















21 comentários:

  1. Caramba Vital,
    Que R/T lindo. Apesar de preferir o 72, reconheço que esse 71 é sensacional.
    Abraço.
    Reinaldo
    https://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse carro é espetacular, além de lindo é uma delícia de andar ...

    Eu vendi o boreal 2, aquele pintado de vermelho no ano passado ... Ou seja, estou com o boreal 1 e com o bariloche ...

    Abraços,

    Badolato

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo, esse carro é demais! E foi cuidadosamente restaurado pelo meu amigo Lincoln. Passo mal...

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Badola, confesso que só dirigi da oficina até minha casa. Muita responsabilidade, rsss... Mas o carro é muito bom de andar, tudo zero, a la Lincoln.

    Eu vi o Boreal 2 no Dani, o carro parecia ser muito bom também. Quero ver o Boreal 1 ao vivo. O Bariloche vi no Museu, é lindo demais.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Vital a alguns anos tinha um aqui em São José, tava todo desfigurado grade do 73, pintura preta, quando olhei a plaqueta me deu um treco, segundo ex proprietario o carro foi pra Camboriu, e seria restaurado, o carro foi vendido por 25 mil, acho qua mais uns 30 o carro ficaria muito bom pois não tinha nenhum podre e interior completo fora o volante que foi trocado!

    ResponderExcluir
  6. Fabrício, deve ter mais alguns por aí, desconhecidos, mas acho que não devem ser muitos. Com a internet, a explosão da febre de Dodge, muito do que tinha que aparecer já apareceu. E o que não apareceu deve estar camuflado pela descaracterização. Esse laranja das fotos foi um caso assim, pelo que me lembro o Lincoln descobriu só quando viu a plaqueta, e claro, comprou na hora. Isso já deve fazer mais de cinco anos, acho. O carro estava descaracterizado, pintado de preto, outra frente, ...

    Foi um trabalho pesado e caro fazer este carro voltar. Mas valeu cada centavo...

    abraços!

    ResponderExcluir
  7. Esse carro eu também andei, e com o Lincão e o Badola de co-piloto !!! E fomos nele ver o Boreal do Badola que era picape...
    Rapaz, que Dodge !!!
    Até hoje arrepia !!
    Nesse final de semana conheci um rapaz que comprou um RT 71 Boreal original de plaqueta, mas pra fazer inteiro...Ele vai me mandar fotos da viatura, o cara é muito gente fina !!
    O RT vai deixar saudades aí, Vital !!!

    ResponderExcluir
  8. Marião, já estou chorando, rsss... Mas o meu 76 volta e aí fica tudo certo !!!

    abraços!

    ResponderExcluir
  9. Que carro maravilhoso! Eu quero um desses também!!!

    ResponderExcluir
  10. Ajudando nas conversas:

    O R/T 71 abacate de Arrancada é do Fernando Vidal. Além dele, tem o Abacate do Felipone, carro para fazer inteiro também.

    Em Campinas tem um R/T 71 vermelho, imagino que seja único dono.

    O R/T 71 do Carlão de Jundiaí também tinha faixas do 72.

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  11. Leroi, eu também... Mas vou ficar na vontade mesmo.

    abraços!

    ResponderExcluir
  12. Marcel?

    Com isso, então são 12 carros... + 1 que o Mário comentou, então são 13. Poxa, tá mais fácil que ter um R/T 80, rsss... Que só sobraram dez, acho. E o Badola tem dois ou três...


    abraços!

    ResponderExcluir
  13. Vital meu amigo !

    Me desculpe o desaparecimento do blog... meu trabalho estava me consumindo demais ! Entrei de ferias ontem e agora terei mais tempo para voltar a ativa !!! E que carro maravilhoso !!! Então o Lincoln tem a dupla, Verde Tropical + Boreal ? Kct !!! Algo raro de se encontrar !! hehe !! O Alexei meu amigo tem um 71 cinza bariloche mas não é RT, apenas Charger (comunmente chamado de LS) o bacana é que o dele é automático na coluna, opção dos LS na época !

    Grande abraço

    Edu Coxinha

    ResponderExcluir
  14. Olha, eu andei vendo um 71 amarelo num encontro de São Marcos (mas era uma espécie de amarelo cítrico), faz uns 4 anos aqui no sul, me parece que era de Caxias do Sul. Mais um para estatística. Eu me KGRIA todo para guiar essa Lenda. Que responsa.

    ResponderExcluir
  15. VVVVIIIITTTTAAAAALLLLL
    Tô com dor de barriga desde ontem a noite quando tu me falou que este dodge estava na tua garagem. Sem palavras, é muito lindo mesmo!!!
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  16. Vital, se o lado ruim é que ele vai embora, o bom é que vc vai "pilotá-lo" mais uma vez. Se bem que com esse seu pé torcido...melhor eu guiá-lo para vc. KKKKKK
    Na boa, o painel de dodge mais zero que ja vi, um absurdo de lindo!
    abraços.

    ResponderExcluir
  17. Edu, você estava fazendo falta! Do jeito quer você está trabalhando já já compra o 2o Dodge, rsss.... Eu vi a foto do carro dele no seu blog, como ele está hoje? Mande fotos!

    E automático ainda...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Cuti, é demais mesmo. E quer saber da maior? Vai ficar até sábado. Deixei o Magnum para acertar uns detalhes e voltei de 76. Que quase me deixou na mão por uma sujeira no carburador. Eu tinha um kit zero Weber 446 e o Daniel trocou. zerou na hora. Nada como injetor, agulha, ... tudo Weber. Ficou bom. Precisa testar um pouco mais.

    abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
  19. Max, na boa, eu não gosto muito de guiar o carro dos outros, por uma questão de responsabilidade mesmo. É um carro caro, recém feito, etc... Mas posso te dizer que está como se estivesse sido fabricado em 2011. Muito macio, bem acertado, ar gelando.... Falta só arrumar o marcador de gasolina.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. Quem me dera Vital!!! Ja pensou??? Estacionar meu 75 montego na garagem??? Kkkk Ta beeeem longe disso virar realidade viu??rsrrs... Cara nao tenho fotos atuais dele.... Já ta desmontado a pelo menos uns 5 anos já pintado esperando a grana pra terminar o quite falta mas como o Alex é caprichoso demais vai fazendo devagar pra ficar perfeito no final... Vou tentar dar uma passada na casa dele e tirar uma fotos atualizadas

    ResponderExcluir
  21. Edu, agente nunca sabe.... Quando comprei o Dartão achava que nunca iria conseguir o R/T. Apareceu o carro certo, com a condição certa.... Pode não ser amarelo e nem 75, mas algum outro bem legal que você vai gostar!

    Tá certo o Alex... Se vai fazer, tem que ficar bom.

    Abraços!

    ResponderExcluir